Educação / PROGRAMA A UNIÃO FAZ A VIDA

05 de Março de 2020 11h59

Formação reúne educadores em palestra sobre a função social da escola

05/03/2020

LINO PINHEIRO

A Prefeitura Municipal de Cuiabá, através da Secretaria Municipal de Educação em parceria com o Sicredi, promoveu na manhã desta quarta-feira (4), palestra com o Professor Mestre em Políticas Públicas e especialista em Supervisão e Orientação Educacional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM-RJ), Rodrigo Smolarek.

O encontro deu sequência à formação continuada 2020 do Programa A União Faz a Vida para diretores, coordenadores, professores, Cuidadores de Alunos com Deficiência (CADs) e técnicos das seis unidades educacionais que participam do programa. Outros profissionais das demais unidades educacionais da rede pública municipal de ensino de Cuiabá estiveram presentes, pois a temática, de suma importância, tratou “A função social da escola em tempos de incertezas”.

Para o professor Rodrigo Smolarek, é impossível pensar em Educação sem parcerias. Ele lembrou que o ambiente escolar é de aprendizagem para todos, alunos, professores e gestores e que em tempos de incertezas, é preciso educar corações e mentes. Para ele, os momentos de incertezas, são também de aprendizagem. “É necessário refletir sobre os conflitos educativos e familiares que vivemos atualmente, sob uma perspectiva diferente. Devemos pensar sobre essas relações e os encaminhamentos educacionais, como próprios das transformações vividas em nosso tempo. O novo caminho a ser seguido será descoberto por meio da reflexão, da união e da construção conjunta”, disse ele.

A professora Deize Nunes avaliou como “muito boa” a palestra, porque passou o ensinamento de um trabalho focado na interação humana. “Interagir com o outro, usando o deslocamento e adaptação, foi isso que aprendi”, frisou a educadora. Já a professora Valéria Cristina Soares de Campos avaliou a atividade como ótima. “O palestrante nos orientou sobre como devemos lidar com os nossos alunos dentro da sala de aula. Eles não devem ser robôs e nem nós um bloco de concreto”, explicou Valéria Cristina.

Expansão

O Programa A União faz a Vida existe há 25 anos no Brasil e há 7 anos em Cuiabá.  É um trabalho de cooperação e cidadania, uma forma diferente de ensinar e aprender.

De acordo com Zileide Lucinda dos Santos, diretora de Educação da Secretaria Municipal o projeto, que vem sendo desenvolvido em 6 unidades da capital e atende a 2.615 alunos, deverá ampliado ainda este ano. O presidente do Sicredi, Eledir Pedro Tchio concorda e disse que a cooperativa financeira está estabelecendo metas para aumentar o programa gradativamente.

“Quando melhoramos a vida das pessoas, mudamos a cidade” declarou o presidente do Sicredi. Durante a palestra foi assinado um novo termo de parceria com a Yakao, antiga Makro, representada pelo erente regional de Desenvolvimento, Roque Edil Alves Silva. O presidente Eledir Tchio reforçou os agradecimentos ao prefeito Emanuel Pinheiro e ao secretário de Educação, Alex Vieira Passos pela visão de dar aos professores, alunos e pais a oportunidade de aprender, cada um do seu jeito, no tripé “Ter, fazer, tomar parte”. É o que acontece por meio do Programa A União faz a Vida, oportunizando novos projetos e descobertas.