Educação / SEMINÁRIOS

30 de Novembro de 2017 08h08

Formação de professores foi tema do terceiro dia do I Seminário de Educação

30/11/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A mesa redonda sobre Formação de Professores: Uma perspectiva Integradora e Colaborativa, reuniu as profª Dra. Heloisa Salles Gentil, da Universidade de Mato Grosso (UNEMAT), de Cáceres e a Dra. Filomena Monteiro da Universidade de Mato Grosso (UFMT), neste terceiro dia do I Seminário de Educação da Rede Municipal.

O seminário, que está sendo realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso tem como tema a Educação Básica como Direito e junto com o  II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá reúne mais de 1.200 participantes entre professores e Técnicos de Desenvolvimento Infantil (TDI) - da Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA/Campo -, além de Gestores e Assessores da SME, com objetivo de  promover a reflexão sobre as ações pedagógicas

Em sua palestra sobre a formação dos professores numa perspectiva integradora e colaborativa, a professora Heloisa Salles Gentil destacou que a compreensão do todo é que pode orientar o caminho dos profissionais da educação.

"Em relação a formação dos profissionais da educação precisamos ampliar nossas perspectivas. Vivemos problemas conjunturais que exigem análise e respostas coletivas. São questões sociológicas e não simples conflitos pessoais. E é nesse contexto que precisamos pensar e construir um projeto de formação".

Ess  projeto, segundo ela, precisa estar embasado no conhecimento sobre a comunidade escolar e a sociedade a qual os professores irão atuar. "O curso de licenciatura não forma um professor. Essa formação é continua e depende de valores, sentimentos, práticas, decisões tomadas em conjunto,  das experiências e da execução de propostas colocadas em prática no dia a dia", salientou.

Para Heloisa Gentil, o professor se faz com a necessária articulação entre formação inicial, formação continuada, a vivencia em sala de aula, entre outras questões.

Durante a sua fala a professora abordou questões relacionadas à Política Nacional de Formação de Professores da Educação Básica e outros documentos legais no sentido de que esses marcos levem a valorização dos profissionais.

Segundo pesquisas de órgãos ligados à Educação, de  40% a 45% dos professores atuam em áreas para os quais não foram formados o que leva a resultados insuficientes. Uma questão que também precisa mudar para que a docência apresente resultados positivos.

A profª Filomena Monteiro,  disse que, diante do atual contexto da educação, é necessário primeiro,  qualificar  as discussões . "O Brasil possui cerca de  2 milhões de professores na Educação Básica, desse  total, 500 mil ainda não são formados em nível superior. Precisamos  avançar também nesse sentido, para que possamos  ajudar no enfrentamento do atual cenário", salientou.

Segundo ela, os professores precisam ser recituados para que eles possam estar a frente, como protagonista, dessas discussões. Outra questão levantada por Filomena Monteiro esta relacionada a posição  que os profissionais tomarão  frente as políticas publicas de formação. "Não há consenso e sim propostas antagônicas que disputam o tempo e as decisões sobre o assunto", disse ela.

Para ela os professores precisam se colocar num movimento permanente de indagação, diálogo e problematizacão para entender a complexidade da prática pedagógica.  "Os professores devem aprender a criar, compreender e construir relações de compromissos com as escolas", concluiu.

O I Seminário de Educação da Rede Municipal e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá prossegue até sábado. nesta quinta-feira (30), serão realizadas também no Hotel Mato Grosso Pálace, das 08:00 às 12:00 horas, a mesa redonda sobre  o tema "Alfabetização: Desafios da Aprendizagem".

SERVIÇO

I Seminário de Educação da Rede municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá

Data: 27 de novembro a 02 de dezembro

Horário: das 08:00 as 18:00 horas e das 19:00 às 21:30 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Auditório da SME e unidades educacionaisl urbana e do campo.