Educação / ATUAÇÃO RÁPIDA

07 de Fevereiro de 2018 12h48

Força-tarefa garantirá retorno normal das aulas na EMEB Maria Dimpina

07/02/2018

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

A Prefeitura de Cuiabá atua na construção de salas móveis no pátio da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Maria Dimpina, situada no bairro Coxipó. A solução encontrada pela Secretaria Municipal de Educação (SME) vai atender de forma emergencial as necessidades da unidade escolar que teve o teto danificado em decorrência de um desabamento ocasionado pelas  fortes chuvas que atingiram Cuiabá no inicio do mês de fevereiro. 

Segundo a equipe de engenharia da SME, as salas móveis são recursos utilizados para que não haja prejuízo pedagógico aos alunos e garantam o processo educacional com segurança. Na unidade serão construídas oito salas para atender cerca 400 alunos, além da adequação e improvisação da sala administrativa e da cozinha, que serão realocados na  sede da União Coxipoense de Associações de Moradores (Ucam), prédio vizinho da escola.

As adaptações, devido à causalidade do temporal, também se estenderão ao Cardápio Escolar já que a cozinha deve ficar temporariamente inutilizável até a sua transferência para a sede da Ucam.

“Nós atenderemos a escola com um cardápio emergencial, adaptado, que suprirá as necessidades nutricionais dos alunos da mesma forma que o cardápio normal e, em relação ao que é preconizado sobre as necessidades alimentares. Será um cardápio sem o processo de cocção, ou seja, pronto para o consumo sem que seja necessário o processamento dos alimentos. Serão frutas, vegetais, pães, leites e sucos”, explicou a responsável técnica do Plano Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Daniella Rodrigues.   

Com as salas móveis, as atividades pedagógicas seguirão normalmente até que a prefeitura tenha um panorama real dos estragos que as chuvas causaram ao prédio da EMEB Maria Dimpina. Segundo o diretor de Infraestrutura da SME, Silvio Barreto, um laudo nesse sentido está sendo elaborado em concomitância com o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea) e deve ser finalizado em três semanas. Tanto o Corpo de Bombeiros Militar como a Defesa Civil já emitiram laudos, recomendando a interdição do prédio por segurança dos alunos e profissionais da Educação.

 

Escola 300

 

Vale lembrar que a EMEB Maria Dimpina não está entre as 96 das escolas municipais consideradas com a infraestrutura precária e que passam pelas benfeitorias e intervenções emergenciais do programa Escola 300, o que caracteriza um caso atípico devido ao temporal, que no último final de semana, quando houve o incidente,  teve o registro de 140 mm de chuva, volume maior que a média histórica para o período.