Educação /

17 de Novembro de 2011 14h47

Força Tarefa da Educação acompanha aplicação da Prova Brasil

17/11/2011

Waldemir Félix - SME-3645-6578

Seguindo calendário elaborado pelo Ministério da Educação e iniciado no último dia 09 de novembro, prossegue, nesta quinta-feira, a aplicação da Prova Brasil nas escolas da rede municipal de ensino de Cuiabá. Realizado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a Prova Brasil é uma das avaliações que tem como objetivo mostrar a real situação do Sistema Educacional Brasileiro a partir do desempenho dos estudantes e levantamento de informações sobre a escola, os professores e os diretores.

As médias de desempenho nessas avaliações subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. A Secretaria Municipal de Educação (SME), com a proposta de superar as metas do Ideb, desenvolveu uma ampla campanha motivacional e os resultados são bastante positivos, com engajamento de toda a comunidade escolar em prol da educação, concentrando esforços na reta final para a Prova Brasil.

Com essa proposta a SME criou um grupo de trabalho que recebeu a denominação de Força-tarefa da Educação. A campanha, criada pela Genius Publicidade, foi toda voltada para alunos, professores, gestores, assessores e pais de alunos com a proposta de promover a autoestima e motivar a comunidade escolar em intensificar as ações em prol da melhoria do ensino na rede municipal.

A mensagem levada aos professores e todos os envolvidos na campanha foi sempre de motivação, como destaca o secretário Permínio Pinto Filho ao afirmar ser necessário entender que, o desempenho do aluno na Prova Brasil é resultado do ensino e aprendizado desenvolvidos ao longo do processo de escolarização.

Dentro das ações da Força-tarefa da Educação foram realizados dois simulados, que aconteceram nos dias 20 de setembro e 20 de outubro, seguindo orientação do Ministério da Educação. Na realidade o objetivo foi preparar o aluno para a Prova Brasil.

Nesta quinta-feira (17-11) a Prova Brasil está sendo aplicada nas Escolas Municipais Rota Caldas Castrillon, Irmã Maria Betty de Souza Pires e Novo Renascer (Rural). Na sexta-feira (18-11), último dia de aplicação da Prova Brasil, a avaliação será feita na Escola Nossa Senhora Penha de Franca, no distrito do Coxipó do Ouro.

Em Cuiabá a aplicação da Prova Brasil acontece em 58 escolas da rede municipal, com participação de 4.629 estudantes. Nos testes aplicados os estudantes respondem a questões de língua portuguesa, com foco em leitura e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.

Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.