Educação / SUGESTÃO DE PAUTA

05 de Abril de 2018 18h10

Final do concurso de dança do Educando para Cuiabania acontece nesta sexta-feira com oito unidades de ensino concorrendo

05/04/2018

LUCIANA SOUZA

Jorge Pinho

Arquivo

Oito unidades escolares de ensino, participantes do concurso de dança de Siriri e Rasqueado, da 4ª edição do projeto Educando para Cuiabania – Cuiabá Rumo aos 300 anos, da Secretaria de Educação do Município, chegaram a final, concorrendo a vários prêmios, que vão desde bicicletas, tablets, Smartphone, notebook e kits de livros. A final acontece na manhã desta sexta-feira (6), a partir das 8 horas, no auditório da Educação. A ação faz parte das comemorações do aniversário de 299 anos de Cuiabá, comemorado no dia 8 de abril.

“É muito gratificante ver a alegria e empolgação dessas crianças ao participar do projeto. Percebemos que todos estão engajados e compreenderam o espírito do Educando. Sabemos da importância da inserção da cultura local no ensino e que a fase mais adequada para esse processo é a infância. Estamos muito felizes por mais esta edição, e a ideia é que essas atividades sejam contínuas dentro da grade de ensino, auxiliando na transformação da Cuiabá 300”, destacou a secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado.

Ao todo, se apresentaram 26 unidades escolares da Capital, entre escolas, Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).  O concurso está dividido por modalidades de ensino, sendo clico um, da faixa etária de 4 a 5 anos, e clico dois, entre dois e três anos.

“Além de fomentar a importância da cultura, estamos também trabalhando a valorização da cultura local dentro do ambiente escolar, e isso vem ao encontro do processo de resgate das raízes cuiabana dentro de projeto de transformação, misturando o ontem com o hoje e alimentando essa que é, senão, a mais valorosa riqueza de uma terra. Agradeço pela oportunidade de fazer parte, pelo segundo ano, desse projeto, podendo colaborar com meu pequeno conhecimento e auxiliar nossas crianças nesse crescimento”, declarou  o educador físico e artista, Weber Luiz Fraga, que compõe o corpo de jurados do concurso.

Na mesma ocasião, acontece a premiação dos concursos de vídeo, com o tema “Belezas de Cuiabá”, dos alunos do 2º ciclo, onde foi classificada uma filmagem de cada unidade, e os do desenho, com o tema “Pintando minha Cuiabá”, com classificação de três desenhos por unidade, participando os alunos do primeiro ciclo.  

A ação da 4ª edição do Educando para Cuiabania se estende por todo mês de abril. Com uma programação voltada para o 3º ciclo de ensino, faixa etária de 12 a 14 anos, o projeto realiza, em dias alternados, o ‘City Tour’ - passeios por lugares históricos da Capital, com palestras e orientações de vários temas, como meio ambiente.

SERVIÇO:

Assunto:  Final do concurso de dança de Siriri e Rasqueado - projeto Educando para Cuiabania – Cuiabá Rumo aos 300 anos

Data: sexta-feira (6)

Hora: a partir das 8horas

Local: auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizado à Rua Diogo Domingos Ferreira, N° 292,  Bandeirantes