Educação / SUGESTÃO DE PAUTA

10 de Setembro de 2018 13h12

Final do 2º Concurso Delícias da Alimentação Escolar será nesta terça (11)

10/09/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A etapa final do 2º Concurso Delícias da Alimentação Escolar será nesta terça-feira (11), às 18h, no Hotel Fazenda Mato Grosso. De um total de 48 receitas inscritas, oito foram selecionadas - duas de cada uma das quatro regionais - Norte, Sul, Leste e Oeste, para a etapa final do concurso.

Os pratos selecionados são carne seca em molho com grão de bico e banana da terra, sarapatel cuiabano, panqueca de abóbora com carne seca, paçoca suína com banana caramelada e canela, mosaico de sabores, farofa rica e arroz diferente, escabeche e carne suína ao molho de caju e purê de batatas.

O Concurso Delícias da Alimentação Escolar foi criado pela Prefeitura de Cuiabá por meio da Coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação para divulgar as melhores receitas culinárias elaboradas pelos Técnicos de Nutrição Escolar da rede municipal de Educação.   

Seis jurados – entre eles gastrônomos, chefes de cozinha e autoridades, irão degustar os pratos e definir as vencedoras analisando critérios como a inclusão nas receitas de alimentos saudáveis (alimentos in natura ou minimamente processados conforme legislação do Programa Nacional de Alimentação Escolar), originalidade e criatividade, uso de ingredientes regionais como banana da terra, caju, peixes, farinha de mandioca, abóbora, mamão verde e outros.

“Por meio do concurso estamos reconhecendo o trabalho realizado pelos TNEs (merendeiras e merendeiros), na promoção de uma alimentação adequada, saborosa e saudável para os alunos da Educação Básica de Cuiabá e, incentivando a todos a se aprimorarem cada vez mais no seu ofício”, destacou a coordenadora de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), Ana Domingas da Silva.

 

Premiação 

As três TNEs vencedores receberão, no 1° lugar, uma smart TV de 42”; no 2º lugar, um notebook e no 3º lugar, um smartphone. A unidade escolar ao qual está vinculada a ganhadora do 1° lugar receberá R$ 2.000.

Além da premiação, a receita vencedora será incluída no cardápio escolar, conforme o regulamento do concurso. Todos os TNEs inscritos receberão certificado de participação.

 

Confira a lista das oito TNEs classificadas e suas receitas:

Mailde Pena da Silva Corrêa – Pot Pourri Digoreste – Creche Lucila Ferreira Fortes – Regional Leste

Eulália da Silva Botelho – Sarapatel cuiabano – Creche José Luiz Borges Garcia – Regional Leste

Rosenil B. dos Reis Moreira – Panqueca de abóbora com carne seca – Creche João Batista Scalabrini – Regional Norte

Kassia Venâncio Ferreira – Paçoca suína com banana caramelada e canela – EMEB Profª Gracildes Melo Dantas – Regional Norte

Rosi Terezinha Silva Gonzaga – Mosaico de Sabores – EMEB Prof. Francisval de Brito – Regional Oeste

Eunice Miranda Oliveira – Farofa rica e arroz diferente – EMEBC Nossa Senhora Penha de França – Regional Oeste

Sebastiana da Silva Santos – Escabeche – EMEB Tereza de Benguela – Regional Sul

Franciane Gonçalves Bezerra – Carne suína ao molho de caju e purê de abóbora – CMEI Eng. Oscar Amélito – Regional Sul

 

Serviço

Final do 2º Concurso Delícias da Alimentação Escolar

Data: terça-feira, 11 de setembro

Hora: 18 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso