Educação / V SEMINÁRIO EDUCAÇÃO BÁSICA

26 de Julho de 2021 11h35

Evento que discute a Educação registra mais de 4 mil visualizações na manhã de hoje

26/07/2021

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Cerca de 4.650 pessoas visualizaram esta manhã, a abertura do V Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação: Integrando Saberes. O evento acontece totalmente online e pode ser acompanhado no @portaldaescolacuiabana, no YouTube. O Seminário marca o início do segundo semestre na rede pública municipal de Ensino e foi aberto pela secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado e pela secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, que falaram para mais de 3 mil profissionais inscritos.

A secretária Municipal de Educação, Edilene Machado em nome do prefeito Emanuel Pinheiro e da primeira-dama Márcia Pinheiro, deu as boas vindas aos participantes e agradeceu o empenho de todos os profissionais na realização da quinta edição do evento. Em sua fala destacou a importância do Seminário Educação Básica no processo de formação continuada dos profissionais, e as ações da gestão municipal, na Educação.

“Quero agradecer o empenho de todos os técnicos que em meio a pandemia, desenvolveram as ações necessárias para que a Educação em Cuiabá não parasse nesses um ano e quatro meses. A Educação foi desafiada e estamos superando esse desafio da melhor maneira possível”, destacou a secretária Municipal de Educação, Edilene Machado.

A gestora ressaltou algumas ações que fizeram e estão fazendo com que Cuiabá seja considerada uma referência na Educação como a implementação dos Programas de Alfabetização Cuiabana (ProAC) e de Melhoria da Proficiência (Promp), a Prova Cuiabá, a entrega dos Kits Uniforme e de Material Escolar e, de 217 613 kits do Programa de Alimentação Escolar, em 2020/até julho de 2021, para estudantes beneficiários do programa Bolsa Família e em situação de vulnerabilidade social, os investimentos da gestão na formação continuada dos profissionais, e na melhoria da infraestrutura das unidades educacionais e, mesmo durante a pandemia, foram inaugurados dois novos Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEIC) e a primeira Escola Cívico Militar da rede.

Edilene Machado anunciou a inauguração, ainda neste semestre, do maior Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da rede, com capacidade para atender 396 alunos da Educação Infantil, no bairro Aroeira e a entrega de mesas tabletes para as salas multifuncionais e reforçou o compromisso do prefeito Emanuel Pinheiro de que as atividades presenciais na rede pública municipal de Educação sejam retomadas com segurança para estudantes e toda a comunidade escolar.

“As pessoas desconsideram o trabalho dos profissionais ao avaliarem a Educação. Não podemos ignorar o contexto de uma pandemia e os esforços dos profissionais, dos estudantes e suas famílias. Nesse processo, todos aprendemos e o ensino aprendizagem dos nossos estudantes não parou”, destacou.

Palestras

O V Seminário Educação Básica acontece nesta segunda e terça-feira (26 e 27). Na primeira palestra do dia, a Profª Dra. Katia Morosov Alonso, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) fala sobre as tecnologias digitais e o trabalho e formação dos profissionais da Educação na contemporaneidade, com a mediação da Profª Ma. Zileide Lucinda dos Santos, coordenadora técnica de Ensino da Secretaria Municipal de Educação.

As 10h, o tema é o letramento e a alfabetização na 2ª Infância que envolve as crianças pequenas de 4 e 5 anos. A palestrante será a Profª. Ma. Gilvanira Maria Xavier de Freitas.

Confira anexo, a programação completa do V Seminário Educação Básica como Direito da Rede Municipal de Educação: Integrando Saberes.

SERVIÇO:

Inscrições: https://forms.gle/ckCDvscqLmciaex4A (somente para os profissionais da Educação da rede pública municipal de Ensino)

Dias: 26 e 27 de julho

Horário: a partir das 8h