Educação /

06 de Outubro de 2010 13h35

Estudantes do município recebem kits de literatura infanto-juvenil da Editora Paullus

06/10/2010

Giovania Teixeira Duarte-Assessoria-SME

Dois mil estudantes da rede municipal de ensino da capital, do Programa Escola de Tempo Integral, receberam hoje (06-10), durante uma manhã recreativa no Parque Mãe Bonifácia, kits literários doados pela Editora Paullus.

 

O evento foi promovido por meio de uma pareceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) e a empresa, com o objetivo de promover a interação entre os alunos, incentivar a leitura e apoiar as atividades de letramento.

 

O Educa Mais é desenvolvido pela SME e diversos parceiros, e oportuniza o acesso dos alunos da rede a atividades educativas, culturais e esportivas na escola, no período inverso em que estudam. Isso possibilita ao aluno uma freqüência diária na unidade escolar de sete horas e meia diárias.

 

Implementado no município em 2008, a Escola de Tempo Integral atendeu, de início, 10 escolas da rede municipal de ensino que tiveram baixo desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Em setembro do mesmo ano, foi ampliado para 31 unidade e passou a atender 7.202 alunos com o trabalho de 180 monitores. Atualmente a rede municipal de ensino atende 12 mil alunos em 51 escolas.

 

Na avaliação da diretora de políticas educacionais da SME, Ivone Pulquério, o evento realizado no Parque está relacionado às ações para cumprir a principal meta da educação do municipal, que é ter todas as crianças de oito anos alfabetizadas. “Sabemos que a maioria dos nossos alunos não tem acesso à leitura em casa ou não são incentivados para cultivarem esse hábito. A escola é um espaço que possibilita esse contato e iniciativas como a da Editora Paullus fortalecem esse trabalho”.

 

Outro destaque da manhã recreativa, segundo a diretora, é a oportunidade que os alunos têm de freqüentarem outros espaços educativos na cidade. “Fico feliz em ver nossas crianças fora dos muros da escola. Penso que esse acesso colabora para que o aluno tenha também uma leitura de mundo e possa galgar uma vida melhor, pois a educação tem que ser revertida em qualidade de vida”.

 

Essa também é a opinião de uma das coordenadoras do programa na SME, Elizany Rosa, ao afirmar que é importante que crianças e adolescentes tenham a oportunidade de conhecerem os diversos ambientes educativos do município. “Uma das vertentes do programa é favorecer esse contato, além de, nesse evento, propiciar mais um contato com a literatura e a cidadania, também eixos do nosso trabalho”.

 

De acordo com a gerente da Paullus em Cuiabá, Francismari Capistrano, a empresa destina 20% das suas vendas a ações filantrópicas. “Com esse percentual, desenvolvemos o projeto Livro Vivo, que é realizado em todos os estados onde a empresa tem livraria e é direcionado a escolas públicas”.

 

Para a gerente, a parceria com a SME fortalece o principal objetivo da editora, que é incentivar a leitura e a comunicação. “Já acordamos com a Secretaria de Educação que esse trabalho conjunto será repetido todos os anos”, explicou.

 

Os passeios temáticos, segundo a articuladora do programa Educa Mais na escola municipal Antônia Tita Maciel, no bairro Jardim Florianópolis, Maria Helena da Silva, prendem muita a atenção dos estudantes. “Aproveitamos esses eventos para exercitar a leitura e a escrita, que é uma ação sistemática na escola, pois, depois desses passeios, conclamamos os alunos a escreverem sobre a experiência que vivenciaram”.

 

Maisinformações:
(65) 3645-6578