Educação / PRÊMIO ETAPA MUNICIPAL

05 de Julho de 2022 06h00

Estudantes da rede pública municipal de Educação são premiados pelo Projeto MPT na Escola

05/07/2022

MARIA BARBANT

Assessoria

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação realiza na próxima quinta-feira (7), às 14h, on-line, a solenidade de entrega da premiação do Projeto MPT na Escola. O Projeto é uma inciativa do Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e atende 2 mil estudantes do 4º ao 7º Ano, do Ensino Fundamental e suas famílias, além de 84 professores, com apoio de gestores escolares, de 10 unidades educacionais da rede pública municipal de ensino.

A edição 2022 do MPT na Escola teve início em janeiro, com os primeiros contatos com o Ministério Público, reuniões, assinatura dos termos de adesão e elaboração do Plano Municipal. A partir de março, após o lançamento oficial do Projeto, foram iniciadas as ações, que envolveram formações para os profissionais e compartilhamento de material pedagógico disponibilizado como suporte ao planejamento dos professores em sala de aula.

O coordenador municipal do MPT na Escola, assessor pedagógico da Coordenadoria Técnica de Ensino, professor Edmilson Marques de Moraes acompanhou as ações nas unidades participantes e explicou que a premiação marca o encerramento da etapa municipal do Projeto. “Foram selecionados os melhores trabalhos nas quatro modalidades, sobre os temas relacionados à aprendizagem profissional e o combate ao trabalho infantil. A premiação, valoriza a narrativa dos estudantes e o protagonismo infanto-juvenil, além de estimular a participação da família no compartilhamento dessas experiências. Todos devem se considerar premiados pelas ações realizadas em 2022 durante a execução do projeto”, destacou o coordenador municipal, Edmilson Marques de Moraes. Além da premiação para os três primeiros lugares de cada categoria, todos participantes irão receber certificados.

Após a premiação da etapa municipal e entrega de relatórios e certificados, a etapa municipal se encerra em novembro.

Premiação

Serão premiados os três primeiros lugares de cada uma das categorias - Poesia, Conto, Desenho e Música e, conforme o regulamento, os primeiros lugares de cada uma das categorias estarão participando da etapa estadual do Projeto.

A premiação é dividida em dois grupos: o primeiro grupo para estudantes dos 4º e 5º Anos do Ensino Fundamental (meninice e puberdade), com produções sobre trabalho infantil. O segundo grupo, para estudantes dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental (puberdade e adolescência), sobre a aprendizagem profissional/profissionalização do adolescente.

Programação

O evento de premiação contará com palestra sobre o tema “A Escola Cuiabana no Combate ao Trabalho Infantil e do Adolescente”, com a Prof.ª Ms. Zileide Lucinda dos Santos.

Projeto

O MPT na Escola faz parte do Projeto Estratégico “Resgate a Infância”, desenvolvido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância), com atuação conjunta em três eixos — educação, aprendizagem e políticas públicas.

O objetivo é prevenir e combater o trabalho infantil, conscientizar a sociedade, fomentar políticas públicas, promover a formação profissional e proteger o trabalhador adolescente.

 

 

SERVIÇO:

Premiação do Projeto MPT na Escola – Etapa Municipal

Dia: quinta-feira (7)

Hora: 14 h

Transmissão: ao vivo pelo canal da Escola Cuiabana, no YouTube