Educação / CUIDANDO DAS ÁGUAS

21 de Março de 2019 11h00

Estudantes da EMEBC Nossa Senhora Penha de França farão plantio de mudas de árvores nativas

21/03/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Cerca de 200 alunos participam do projeto de plantio e conscientização, na comunidade e rio que foi o berço de Cuiabá. A iniciativa tem como tema 'Água – A Melhor Herança – Cuiabá dos 300 anos', e será realizada em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento acontece na próxima sexta-feira (22), às 8h30, na EMEBC Nossa Senhora da Penha de França, no distrito do Coxipó do Ouro. O projeto é uma iniciativa da equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SMADES), para lembrar o Dia Mundial da Água. A iniciativa conta também a parceria das Secretarias municipais de Educação (SME) e de Serviços Urbanos (SMSU) e do Projeto Verde Novo, do Poder Judiciário, cujas ações são desenvolvidas com o apoio do Juizado Volante Ambiental (Juvam) e do Instituto Ação Verde, responsável pela distribuição de mundas.

O objetivo do projeto é conscientizar a população sobre a importância da água e preparar multiplicadores que divulguem informações e instruam a sociedade de que pequenas ações favorecem a sustentabilidade inteligente da água, um recurso natural finito.

A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria de Educação, Jane Regina da Silva Costa explicou que o evento será realizado junto à comunidade com o plantio de mudas de árvores nativas do cerrado em uma nascente próxima à escola. “Durante o evento estão previstas dinâmicas e discussões em grupo sobre a importância e necessidade de se preservar os recursos hídricos e tornar perceptivas as interferências negativas e positivas que o homem pode fazer na natureza, a partir da sua realidade social”, salientou Jane Regina.

Também serão escolhidas as melhores redações com o tema “A importância do rio Coxipó para a Cuiabá dos 300 anos”. Os três primeiros colocados serão premiados com kits de materiais escolares.

O público-alvo são crianças, jovens e adultos e a comunidade em geral. Ao final do projeto, espera-se que os envolvidos tenham desenvolvido uma visão crítica em relação ao tema trabalhado e com uma posição de ação e mudança frente aos problemas ambientais.

Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi instituído pela Organização das Nações Unidas - ONU, através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, que determinou como data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra, o dia 22 de março.

Nesse dia, uma série de iniciativas são realizadas para alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural é uma das principais metas desse dia. A água limpa e potável é um direito humano garantido por lei desde 2010, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Serviço

Projeto “Plantio e conscientização na comunidade e rio que foi o berço de Cuiabá” – “ÁGUA A MELHOR HERANÇA – Cuiabá dos 300 anos, cuidando das nossas águas”

Data: 22 de março

Horário: 8h30

Local: EMEBC Nossa Senhora da Penha de França

Rua Benedito D. Pedroso, s/n - Distrito do Coxipó do Ouro, Cuiabá 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)