Educação / CIDADANIA

14 de Junho de 2022 11h36

Estudantes da EMEB Dejani Ribeiro de Campos participam da visita guiada ao legislativo municipal

14/06/2022

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Estudantes dos 8º e 9º Anos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dejani Ribeiro de Campos, localizada no bairro Jardim Vitória, participaram, nesta terça-feira (14), da terceira visita guiada ao legislativo municipal. O Projeto Cuiabaninhos é uma iniciativa da Câmara Municipal, realizada em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e tem como objetivo, discutir temas ligados a cidadania. 

Na visita os 40 estudantes conheceram o obelisco na Praça Moreira Cabral, receberam informações sobre o Centro Geodésico da América do Sul e o Campo D´Ourique. Os estudantes conheceram também o Plenário Ana Maria Couto, o "Plenarinho e o Plenário das Deliberações Paulo de Campos Borges.

A diretora da escola, Arlene Alves de Almeida Ramos aprovou a iniciativa e disse que os estudantes ficaram empolgados. “Eles conhecem a Câmara Municipal pelo noticiário, mas estar lá, no local, dá outra dimensão sobre o que representa o parlamento na vida da população e para a cidade”, disse a diretora.

A visita guiada foi acompanhada por dois professores e um técnico da unidade e pelo assessor pedagógico da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Edimilson Moraes, que destacou o quanto iniciativas como essa contribuem para o desenvolvimento dos jovens e para que eles se tornem cidadãos mais conscientes de seu papel na sociedade.  

“O projeto, retomado este ano pela Secretaria de Ações Institucionais, faz a diferença na vida dos estudantes, complementando a sua formação como cidadãos. Com essa iniciativa, que planejamos estender para estudantes de outras unidades educacionais que oferecem o Ensino Fundamental, viabilizada pela parceria entre a Câmara Municipal e a Secretaria de Educação, estamos enriquecendo o conhecimento desses jovens”, disse o assessor pedagógico, Edmilson Moraes.

O professor Valdiney Pereira de Souza, também falou sobre a visita guiada. "Foi surpreendente. Os estudantes demonstraram interesse pelo assunto e compreenderam a importância do legislativo na estrutura do Municipio. Com certeca a experiência acrescenta um conhecimento importante para a formação integral dos nossos estudantes", disse o professor Valdiney.

De acordo com a programação, a próxima visita guiada será no dia 23, com estudantes da Escola Cívico-Militar Cuiabana (ECMIC) Profª. Maria Dimpina Lobo Duarte.  Após essa visita, o projeto será retomado em agosto, depois do recesso escolar e do legislativo Municipal.