Educação / FINANÇAS

24 de Maio de 2019 14h31

Estudantes aprendem a economizar em palestra sobre educação financeira

24/05/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Mais de 100 alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Darcy Ribeiro, localizada no bairro Jardim Industriário, participaram na quinta-feira (23), da Roda de Conversa da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, que tem o apoio do Sicredi, com o tema “#Fiquenoverde - Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”.

A palestra foi ministrada pelo escritor e estudante cuiabano, Érico Metzner, no Batalhão da Rotam. A escola foi escolhida por também fazer parte do Programa “A União faz a Vida”, uma parceria entre a Prefeitura de Cuiabá e a Fundação Sicredi.

Os alunos aprenderam durante a roda de conversa, a se relacionar de uma forma saudável com o dinheiro. Com métodos simples e acessíveis, receberam informações sobre a administração de gastos e seus benefícios no do dia-a-dia, desde a infância.

A assessora da Coordenadoria de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Nadir Simplício Dias disse que a palestra tem um conteúdo relevante para os alunos e, ajuda a disseminar o tema em sala de aula para formar contínua e progressivamente, cidadãos conscientes e atuantes em sua vida financeira desde as primeiras fases escolares. “Eles precisam de uma atividade diferenciada e essa palestra contribui com o desenvolvimento das crianças. Os professores também poderão praticar o que foi passado aqui em sala de aula, sempre incentivando a educação financeira”, explicou Nadir.

A palestra foi bem interativa e contou com a participação de alguns alunos para demonstrações sobre como ganhar o seu próprio dinheiro, como economizar e como gastar com responsabilidade.

A aluna Gabrielly da Silva Arce, disse que gostou muito da palestra. “O que eu achei importante é que ele ensinou a economizar, a ajudar os nossos pais e que podemos realizar os nossos sonhos quando aprendemos a nos organizar financeiramente”, declarou Gabrielly.

Os professores também aprovaram a iniciativa, de levar a educação financeira para dentro das escolas. “A palestra foi interessante, primeiro porque não é da rotina dos alunos e segundo, a abordagem foi voltada para as crianças, sobre como eles podem fazer para ganhar algum dinheiro para resolver as necessidades deles, e a planejar o futuro. Os exemplos foram bem simples e de alguma forma despertou neles o interesse para pelo menos comecem a pensar a respeito disso”, afirmou o professor Aristides Costa Neto.

Com apenas 15 anos, o palestrante Érico Metzner, que já publicou três livros sobre educação financeira, declarou que é importante a criança conhecer o básico sobre dinheiro para quando for adulto, facilitar a parte complicada da área financeira. “Quando a pessoa começa a economizar desde cedo, ela começa a ter mais sonhos. A satisfação de ganhar o seu próprio dinheiro é muito maior do que quando você o ganha de presente. Por isso, é importante levar esse conhecimento para as crianças para que elas possam planejar os seus futuros e realizarem os seus sonhos”, acrescenta Érico.

6ª Semana da Educação Financeira

A 6ª edição da Semana Nacional de Educação Financeira, também conhecida como Semana ENEF, é realizada anualmente pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF) para estimular o debate sobre o tema na sociedade. A iniciativa é apoiada pelo Sicredi, instituição financeira cooperativa e este ano está focada no conceito “#Fiquenoverde - Faz diferença deixar sua vida financeira mais saudável”.

A Semana ENEF acontece entre 20 e 26 de maio, período em que são intensificados ações em todo o País e no ambiente virtual.

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)