Educação / NutriSus

27 de Fevereiro de 2015 16h09

Estratégia de Fortificação Alimentar será implantada em creches de Cuiabá

27/02/2015

ROSANE BRANDÃO

A estratégia de fortificação da alimentação infantil NutriSus, do Ministério da Saúde, será implantada em creches municipais de Cuiabá. O lançamento do NutriSus em Cuiabá será na próxima segunda-feira (02), às 11h, na creche municipal Inocêncio Leocádio da Rosa, localizada no bairro Paiaguás.

A estratégia será implantada em creches participantes do Programa Saúde na Escola e será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde. A ação vai beneficiar crianças com idade entre seis meses e três anos.

O NutriSus é uma estratégia de fortificação alimentar com micronutrientes, que consiste na adição de uma mistura de vitaminas e minerais em pó em uma das refeições oferecidas diariamente às crianças. Os micronutrientes em pó são embalados individualmente na forma de sachês e serão acrescentados e misturados aos alimentos sólidos no momento da refeição. A composição do sachê apresenta 15 micronutrientes. 

As creches municipais beneficiadas são a Laís Soares Martins, no bairro Novo Milênio; Elzira Cavalcante, bairro Sucuri; Dona Micaela, lixeira; e a creche Inocêncio Leocádio.

As Técnicas em Nutrição Escolar (TNE) dessas unidades receberão formação para incluir e manusear os sachês na merenda escolar.