Educação / Merecimento

07 de Dezembro de 2016 17h10

Escritora ítalo-brasileira lança livro em Cuiabá e homenageia poeta cuiabano

07/12/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Manoel de Barros foi palco, nesta terça-feira (06), do lançamento do mais novo livro infantil "Caó, o cavalinho de um olho só" da escritora ítalo-brasileira Ana Stoppa, que mora no Rio de Janeiro. O livro aborda a temática de combate ao preconceito e valorização das diferenças entre as pessoas.

A escritora apresentou essa e outras obras e presenteou cada aluno da unidade com pelo menos um exemplar autografado. O lançamento foi durante o 1º Sarau Literário em comemoração ao centenário do mais famoso poeta cuiabano Manoel de Barros, patrono da unidade. O poeta completaria 100 anos, agora em 2016, se ainda estivesse vivo.

“Me sinto muito feliz de estar aqui em Cuiabá, de participar deste projeto de incentivo à leitura e dessa honrosa homenagem ao poeta Manoel de Barros. Ele fala das coisas que só vê quem enxerga com o coração. Eu entendo que somos todos responsáveis por uma sociedade melhor e a educação é o único  caminho para esta transformação", disse Ana Stoppa.

Ela destacou ainda que percebeu em todos os eventos que participa desde 2012 que não há falta de interesse das crianças na leitura e nem mesmo preferência deles por tabletes, telefone. O que falta são livros. A escritora observa que os pais deveriam introduzir a leitura no mundo da criança desde a gestação. "Os pais deveriam saber da importância de se criar um filho livre e que só o conhecimento liberta", acrescentou.

A diretora do Cmei Manoel de Barros, localizado no bairro Jardim Imperial, Denis Dias, afirmou que além de incentivar o gosto pela leitura, tão importante para o desenvolvimento infantil e das mentes criativas, o Sarau e o contato com a escritora permitiu com que as crianças conhecessem um pouco da história do patrono de sua escola e ainda tivesse informação sobre outras literaturas. "A vinda de Ana Stoppa aqui  na nossa unidade tem um significado muito forte, pois Manoel de Barros tem uma ligação muito forte com a natureza e Ana Stoppa, por ser uma ambientalista, também tem o tema como um de seus preferidos", destacou.

No Sarau, as crianças também fizeram apresentações musicais e teatrais de obras de Manoel de Barros preparadas com todo carinho pelas professoras e gestoras da unidade.

Manoel de Barros - Ao lado de Carlos Drummond de Andrade, Manoel de Barros é considerado um dos mais consagrados e premiados poetas brasileiros. Em 1986, foi intitulado pelo próprio Drumond como o maior poeta vivo brasileiro. Nascido em Cuiabá, ele viveu parte de sua infância em uma fazenda em Corumbá (MS), a mocidade em Campo Grande e estudou no Rio de Janeiro e nos Estados Unidos. O poeta faleceu em 2014 durante uma cirurgia no intestino, em decorrência de falência múltipla dos órgãos.

As principais obras dele no segmento infantil são "Exercícios de ser criança", "Poeminhas em língua de brincar" e "O fazedor de amanhecer". Este último foi ilustrado pelo famoso cartunista e escritor Ziraldo, criador de "Menino Maluquinho". Além disso, dez poesias de Manoel de Barros também foram musicadas pelo cantor e compositor Márcio Camillo e se transformou em um CD belíssimo chamado Crianceiras e em clipes reproduzidos pelo canal infantil Gloob.

Outras obras de Stoppa - Ana Stoppa também é uma autora premiada, possui diversas obras como “Cristal, a coruja cantora", "Lelé, o navegador de sonhos", "Fada Verbena", "O rio que era doce", "Oração dos Bichos". Confira: (ww.anastoppa.prosaeverso.net)

Por meio do seu projeto literário Morada das Fadas, Ana Stoppa já distribuiu mais de 42 mil livros de graça no Brasil e no exterior, percorreu mais de 90 escolas em oito estados brasileiros, publicou livros também em outras línguas e países como Itália, Portugal, Angola e Moçambique.

Além do Cmei Manoel de Barros, outras unidades educacionais municipais foram contempladas com a visita da escritora e com o Sarau literário.