Educação / Incentivo à leitura

17 de Maio de 2016 17h30

Escritora Ana Stoppa lança livro e faz doação em escolas municipais

17/05/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

A Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a escritora Ana Stoppa, promove entre os dias 17 e 20 de maio uma extensa programação de incentivo à leitura em unidades educacionais da rede municipal, incluindo lançamento de livros e doações de 2,3 mil exemplares. A programação iniciou nesta terça-feira (17) na sede da Secretaria Municipal de Educação, onde a escritora fez o lançamento de seu livro “O rio que era doce” e doou 300 exemplares para os profissionais da educação. 

 

Esta ação faz parte do projeto de incentivo à leitura, idealizado pela própria escritora Ana Stoppa, que vem a Cuiabá pela segunda vez para fazer a doação. O projeto foi criado em 2012 com o objetivo de promover o acesso à leitura em escolas públicas localizadas em bairros da periferia. Por meio do projeto, a autora já distribuiu, no Brasil e outros três países, 22 mil livros de literatura infantil e infanto-juvenil, todos de sua própria autoria. 

 

“Além de escritora, também sou advogada e, financeiramente, ganho muito mais do que preciso. Com isso, resolvi ajudar e fazer algo por quem precisa mais do que eu”, observa a escritora, acrescentando que o projeto prioriza a entrega dos livros das próprias mãos da autora. “Não adianta fazer um projeto bom e bem ilustrado e não chegar até as crianças. Por isso, faço questão de ir até as escolas e fazer a doação, levando um pouco de esperança, fantasia e sonhos para as crianças”. 

 

A escritora também é ambientalista e autora do Projeto "Primavera Plante, o Planeta Agradece!" e apoia projetos ambientais em vários países, entre eles na Itália, Portugal e Angola. No Brasil Ana Stoppa publicou oito livros: “Lelé o navegador dos sonhos”, “Oração dos bichos”, “Estela a pata Bela”, “Fada Verbena a defensora da natureza”, “Rafael o Ursinho Guloso”, “A Fada Mirabela”, “O Sapo Guaraci” e “O Rio que era doce”. 

 

As obras da escritora Ana Stoppa abordam temas como o meio ambiente, cidadania, vida saudável, cooperação, amizade, organização e conscientização ambiental. A última obra publicada pela autora, “O Rio que era doce”, retrata de forma lúdica o desastre ambiental ocorrido com o rompimento das barragens Fundão e Santarém, na cidade de Mariana (MG).

 

Para a Secretária Municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, projetos como o de Ana Stoppa precisam ser incentivados cada vez mais. “A Ana Stoppa faz um trabalho maravilhoso e muito significativo para incentivar o hábito da leitura. Além disso, ela tem uma história de vida linda, que é exemplo e lição para muitas crianças”, disse a secretária. 

 

A programação continua durante a semana com visitas e doações de livros nas unidades de ensino. Nesta terça-feira, às 16h30, a escritora visitará a creche São Mateus e na quarta-feira (18), das 8h às 10h e das 14h às 16h, a escola municipal Ana Tereza Arcos Krause, no bairro Jardim Industriário. Na escola a autora doará mil livros. Ainda na quarta-feira, às 19 horas, Ana Stoppa estará na inauguração do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Governador José Garcia Neto para doação. 

 

Na quinta-feira (19), das 8h às 11h, o evento será na escola José Torquato da Silva, no Residencial Coxipó, com doação de 500 exemplares, e da 15h às 17h, na escola Jesus Criança, bairro Pascoal Ramos, que receberá 200 livros. 

 

O evento encerrará na sexta-feira (20), nas escolas Maria Elazir Correa de Figueiredo (das 7h30 às 11h30), bairro São João Del Rey, e na Gracildes Melo Dantas (das 14h às 17h), no Altos da Glória,onde serão doados 650 e 500 livros, respectivamente. No período noturno, Ana Stoppa estará na escola Ranulpho Paes de Barros, bairro Santa Isabel, com a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

Confira a programação:

 

17/05 – 16h30 - Visita Creche São Mateus 

 - Dança de Siriri

 - Apresentação Teatral

 

18/05 – 8h às 10h e das 13h às 15h - Escola Ana Tereza Arcos Krause 

- Lançamento da Obra O Rio que era doce e Oração dos bichos

- Apresentação Musical

- Sarau poético

- Teatro de Livro “O peixinho Lelé”

- Coral Educação Infantil de 5 anos

 

18/05 – 19 horas – CMEI Governador José Garcia Neto 

- doação de livros 

 

19/05 – 8h às 11h - Escola José Torquato  

- Culminância do projeto “Leitura é Diversão Sim”

- Lançamento da obra “O Rio que era doce”

- Doação de 500 exemplares

 

19/05 – 15h às 17h - Escola Jesus Criança 

- Trabalho com as turmas do 4º e 5º anos com a obra “O Rio que era doce”

- Doação de 600 exemplares 

 

20/05 – das 7h30 às 11h30 - Escola Maria Elazir 

- Culminância e lançamento da obra “O Rio que era doce”

- Café da manhã 

- Apresentação do Coral com Músicas regionais

- entrevista com a autora

- Dramatização da história: Oração dos Bichos – turma do 6º ano

- Apresentação de Siriri

- Cantinho do autógrafo

- Mostra de trabalhos dos alunos sobre a autora 

- Doação de 600 exemplares

 

20/05 – Escola Ranulpho Paes de Barros

- visita ao projeto de leitura na Biblioteca