Educação / Competência

04 de Novembro de 2016 11h30

Escolas municipais se destacam na edição 2016 do projeto de incentivo à leitura "Arkos"

04/11/2016

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Mais uma vez os alunos das escolas municipais de Cuiabá se destacaram no projeto de incentivo à leitura “Arkos”. A edição 2016 do projeto encerrou na segunda-feira (31) e o resultado dos melhores colocados será divulgado no próximo dia 7 de novembro. 

Em 2016 quase quatro mil alunos de 49 escolas municipais de Cuiabá participaram do projeto. As escolas que mais se destacaram nesta edição foram a Ranulpho Paes de Barros, com a participação de 915 alunos; a Senador Darcy Ribeiro, com 571 alunos inscritos; a Ana Teresa Arkos Krause, com 489 alunos; e a Maria Dimpina Lobo Duarte, com 463 alunos participantes. 

Conforme o resultado preliminar, nesta edição a escola Ana Teresa somou pontuação total de 30.451; a Ranulpho Paes total de 16.954; a Maria Dimpina 9.522 e Senador Darcy 9.141.  

O Arkos, que usa a tecnologia digital para incentivar a leitura, é um campeonato voltado para alunos do 2º ao 5º ano do ensino fundamental de escolas públicas e particulares de todo país. No campeonato os alunos respondem perguntas relacionadas ao tema de cada obra a qual leram. O número de pontos depende do grau de dificuldade do livro e do número de páginas lidas. 

O projeto motiva alunos a ler mais e a criar o hábito da leitura. O portal usa conceitos comuns em jogos como pontuação, rankings, níveis, medalhas, desafios e adesivos virtuais para motivar os alunos. 

Os alunos competiram nacionalmente e foram divididos em cores diferentes, de acordo com a sua pontuação. As cores foram usadas por ordem crescente, iniciando pelo branco, passando pelo marelo, laranja, azul, roxo, marrom, até chegar ao preto, último grau de pontuação.

“O mais importante desse projeto, sem dúvida nenhuma, é o incentivo à leitura, a habilidade e o conhecimento que cada aluno adquire”, observa a secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk.

Os vencedores receberão certificados e troféus.