Educação / Atenção Especial

02 de Abril de 2014 16h44

Escolas municipais realizam ações de conscientização no Dia do Autista

02/04/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi celebrado nesta quarta-feira (02) e  para sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância da data, escolas municipais de Cuiabá prepararam uma programação especial.

Nas escolas Quintino Pereira de Freitas, no bairro Canjica, e Antonio Ferreira Valentin, bairro jardim Aclimação, unidades com o maior número de alunos autistas, foram realizadas, durante todo o dia, várias atividades alusivas à data. O evento teve o envolvimento de alunos, educadores e pais.

A programação contou com circuito de vídeo, palestras sobre o tema, apresentações culturais e gospel, além de depoimentos de mães de autistas, que falaram como é o dia a dia de uma criança portadora do autismo.

A escola Quintino Pereira também promoveu uma visita à Assembleia Legislativa de Mato Grosso. Pelo menos 80 alunos de 6 e 7 anos de idade participaram do passeio, quatro deles são autistas.

Os alunos conheceram a estrutura do legislativo, os gabinetes, os setores e ainda assistiram a uma sessão na plenária. O professor José Ival de Souza, coordenador do “Programa Por Dentro do Parlamento”, coordenou a visita das crianças e mostrou como funciona a Casa de Leis e o que faz um parlamentar.

Todos os alunos portavam uma fita azul no peito em referência ao autismo.  O azul foi escolhido como a cor do autismo porque, segundo pesquisas, 90% dos portadores são do sexo masculino.

Durante a visita, os alunos entregaram uma carta aberta ao deputado Airton Português, para que fosse lida em sessão plenária. A carta, segundo a diretora da escola, Antônia Corsina, tem como objetivo sensibilizar a população para o processo de inclusão dos alunos especiais nas escolas de ensino regular.

“Toda criança tem o direito de frequentar uma escola e com os autistas não é diferente, mas não basta incluir esse aluno é preciso socializá-lo”, disse a diretora, acrescentando que a escola escolheu o deputado Airton Português para entregar a carta porque ele tem um autista na família e, “com certeza, terá um olhar diferenciado para o assunto”.

A diretora diz que a carta só reforça o que já determina a Lei nº 12. 764 de Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

 Segundo a líder da equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal e Educação, Magna Maria de Barros, a rede municipal de Cuiabá atende hoje aproximadamente 90 crianças com autismo. Essas crianças estão matriculadas nas 146 unidades de ensino.

 “Assim como todas as crianças portadores de alguma deficiência, os alunos autistas recebem atendimento especial na nossa rede. Além de terem acompanhamento dentro da sala de aula, eles participam de atividades nas salas multifuncionais, oferecidas no contraturno escolar, e participam de aulas de equoterapia duas vezes por semana”, explicou Magda Barros.

A Secretaria Municipal de Educação também disponibiliza a esses alunos especiais transporte escolar.

Os alunos foram acompanhados da diretora, de dois professores de sala de aula, uma professora da sala multifuncional, duas Auxiliares em Desenvolvimento Infantil (ADI) e da fonoaudióloga Marisa Negishi e da líder da equipe de Educação Especial da Secretaria Municipal e Educação, Magna Maria de Barros.

Autismo – é uma disfunção global do desenvolvimento. É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo de estabelecer relacionamentos, de responder apropriadamente ao ambiente e faz com que se comporte de modo compulsivo. O autismo é uma anomalia diferente de uma lesão cerebral e do retardo mental. É uma inadequação no desenvolvimento que se manifesta por toda a vida. Os primeiros sintomas aparecem, normalmente, entre o primeiro e terceiro ano de vida.