Educação / Civismo desde cedo

08 de Setembro de 2016 12h22

Escolas municipais participam de desfile cívico na Arena Pantanal

08/09/2016

ROSANE BRANDÃO

SME

Arquivo

Quatro escolas da rede municipal de Cuiabá participaram do desfile cívico militar realizado neste domingo (07) na Arena Pantanal.  O desfile encerrou a programação da Semana da Pátria, que começou na segunda-feira (05), promovendo vários eventos e atividades para comemorar o Dia da Independência do Brasil.

 

Diante de um público aproximado de 20 mil pessoas, as escolas municipais Ranulpho Paes de Barros, Ana Tereza Arcos Krause e Octayde Jorge fizeram bonito na Arena Pantanal, arrancando muitos aplausos e elogios dos presentes com as apresentações das bandas e fanfarras. A escola municipal Nossa Senhora Aparecida também participou do evento com os alunos do Programa Forças no Esporte (Profesp), realizado em parceria com o Exército Brasileiro.

 

A secretária municipal de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, elogiou o trabalho das escolas e a participação dos alunos no evento. "Estão todos de parabéns, foi uma belíssima apresentação que demonstrou como os profissionais da rede municipal são dedicados e empenhados em tudo o que fazem. É muito bom saber que os alunos contribuíram para deixar esse evento, que comemora uma data tão importante para o nosso país, ainda mais bonito ", disse a secretária.

 

A secretária adjunta de Educação, Elenir Honório do Amaral, que também prestigiou o evento, falou da importância da participação dos alunos em eventos dessa natureza. "O processo educacional também se faz com a integração do aluno em eventos como esse, que tem como principal objetivo resgatar o patriotismo e o amor pela história e cultura de nosso país", disse a secretária adjunta.

 

O maestro da banda marcial da escola municipal Ranulpho Paes de Barros, Francisval Costa, que há 21 anos participa dos desfiles cívico, disse que nunca viveu um momento tão especial e emocionante. "Hoje foi um dia espetacular para essa equipe, que se preparou durante todo o ano para se apresentar aqui hoje. E ter a oportunidade de mostrar nosso trabalho para um público desse tamanho foi sensacional", disse o maestro, acrescentando que a banda se prepara para conquistar este ano três títulos em concursos de bandas, nos dias 15 e 16 de outubro em Cuiabá, 12 e 13 de novembro em Sinop e em seguida no concurso nacional de bandas e fanfarras em Recife (PE).

 

O governador Pedro Taques destacou a escolha da Arena Pantanal para a realização do evento este ano. "Este espaço é um patrimônio que pertence ao povo de Mato Grosso e deve ser usado para esse fim. Além disso, aqui a população pode prestigiar o evento com mais comodidade e conforto", disse o governador.

 

E o novo local foi aprovado pela população. É o que garante o aposentado Alfredo Matias, que todos os anos faz questão de levar a família para prestigiar o desfile. "Aqui ficou bem mais organizado e estamos protegidos do sol e da chuva. Agora podemos trazer toda a família para assistir a esse espetáculo sem preocupação".

 

 

Também participaram do desfile cívico alunos de outras 15 unidades educacionais, entre elas escolas estaduais, creches, Instituto Federal de Mato Grosso, e os pelotões da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Exército Brasileiro, Setor de Operações Especiais, Guarda Municipal de Várzea Grande e Defesa Civil, entre outras instituições e associações.