Educação / Desfile Cívico

08 de Setembro de 2014 10h31

Escolas municipais encantam público em Desfile Cívico em Cuiabá

08/09/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

As escolas municipais de Cuiabá que desfilaram neste domingo, 7 de setembro, na Praça das Bandeiras, deram um show de apresentação, encantando o público presente. Nove escolas municipais desfilaram, envolvendo, aproximadamente, 450 alunos, com idades de 5 a 14 anos. 

A secretária-adjunta de Educação de Cuiabá, Marioneide Kliemaschewsk, parabenizou e elogiou a participação das escolas públicas no desfile.

“A participação delas demonstram cidadania e amor à Pátria, e esperança de que a verdadeira democracia se constrói através da participação social, da inclusão e da união entre diferentes instituições públicas e sociais”, disse, acrescentando que “a participação demonstra que os valores morais da sociedade ainda são legitimados pelas escolas”. 

A diretora de ensino da Secretaria Municipal de Educação, Vanilda Mendes, disse que a realização do desfile é muito importante, pois é um momento de resgate do civismo. “O mês de setembro é uma data importante para nossas escolas, pois resgatam todo o contexto histórico do Dia da Independência”.

Algumas escolas já são experientes nas apresentações, como a Ranulpho Paes de Barros, cuja banda de percussão é vencedora de vários prêmios em Mato Grosso e até no país.

Outras ainda começando na formação da banda, mas com a mesma perfeição e domínio que as mais experientes, arrancaram aplausos do público. É o caso da banda musical da escola Ana Tereza Arcos Kraus, que se apresentou com a “Banda Fraldinha”, formada por 40 alunos, com idade de 5 a 12 anos, única escola a ter a participação de alunos da educação infantil. 

“Este ano estamos com uma nova formação, e inovando com instrumentos de sopro, além dos de percussão”, explicou o professor de artes da escola Ana Tereza, unidade de ensino que conquistou a melhor colocação no Ideb 2013 entre as escolas públicas de Cuiabá.

O professor explica ainda que trabalhar a música com as crianças traz pontos positivos para o ensino-aprendizado. “A primeira coisa que observamos é a mudança no comportamento deles, como maior concentração, mais disciplina, não só na questão da música, mas com resultado positivo também dentro da sala de aula”. 

O aposentado Fernando Bastos Reis, levou os dois filhos para assistir ao desfile. Eles ficaram encantados com a apresentação dos alunos. “A minha escola não participa do desfile, mas eu queria desfilar com a banda, que foi o que mais gostei” disse João Victor Jalmerchewski, 11 anos. 

A irmã dele, Bárbara Jalmerchewski, 6 anos, também gostou da banda, mas o que a mais encantou foram as meninas da baliza. “Achei lindo quando elas balançaram as bandeiras”, disse Bárbara. 

“Trago eles porque quero que tenham esse sentimento de civismo, acho importante isso”, disse o aposentado.