Educação / Programa Mais Educação

12 de Setembro de 2014 17h33

Escolas municipais comemoram seis anos de implantação do Programa Mais Educação

12/09/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Neste mês de setembro o Programa Mais Educação completa seis anos de implantação nas escolas da rede de Cuiabá. Para comemorar o sucesso do programa, a Secretaria Municipal de Educação está promovendo o “Setembro com Mais Educação”, evento realizado em quatro etapas, um em cada região de Cuiabá.

A abertura do Setembro com Mais Educação ocorreu nesta sexta-feira (12) no bairro Coophamil, onde reuniu cerca de 800 alunos de 15 escolas da regional Oeste.

Cada escola foi responsável por uma apresentação cultural e artística, fazendo demonstrações das oficinas que são oferecidas aos alunos, entre elas de dança, teatro, coral, flauta, balé, banda e fanfarra, demonstração de karatê e taekwondo e apresentação circense. 

“A realização desse evento mostra para toda a sociedade, principalmente aos pais, o belíssimo trabalho que as nossas escolas desenvolvem com os alunos”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

O secretário também parabenizou o trabalho realizado pelos articuladores e monitores do programa. “O programa tem dado resultados cada vez mais positivos e isso se deve a dedicação e empenho desses profissionais”. 

Conforme destacou a secretária-adjunta, Marioneide Kliemaschewsk, o programa tem um papel importante na vida acadêmica e social do aluno. “Um programa que colabora pela permanência do alunos na escola, e melhora o processo ensino-aprendizagem”.

Atualmente o programa está implantado em 80 escolas da rede municipal, beneficiando 16,4 mil alunos. “Percebemos que esse programa realmente faz a diferença na vida dos alunos. Ao longo desses seis anos muitas crianças passaram pelo programa e todas tiveram melhorias na educação”, disse a diretora de Ensino da SME, Vanilda Mendes.

Participaram do evento as escolas Ranulpho Paes de Barros (apresentação da banda marcial e corpo coreográfico); Rita Caldas (flauta doce); Francisval de Brito apresentação de (taekwondo); Ezequiel Siqueira (grupo de dança); Maria Lucila Barros (dança); Maria Tomich (balé); Nossa Senhora Aparecida (apresentação do coral); Benedita Xavier (dança de siriri); Alzira Valladares (dança); Udiney Gonçalves(apresentação circense); Esmeralda de Campos (Karatê); Glaucia Maria (teatro); Hilda Caetano (balé e hip hop); Marechal Rondon (dança); Tancredo Neves teatro e fanfarra).

O evento também contou com a presença dos pais que foram prestigiar as apresentações dos filhos. “Não poderia deixar de vir assistir, esse programa é muito importante para ela”, disse a esteticista Glaucia Antonia da Silva, mãe da aluna Bruna Gabrielly, 9 anos. A mãe conta que o programa tem ajudado no desenvolvimento escolar da filha. “Ela participa das oficinas de dança e teatro, mas quando está com dificuldade em alguma matéria ela também frequenta as aulas de reforço”. 

Durante o evento foram expostos os trabalhos realizados pelo Programa Escola Aberta das Escolas Nossa Senhora Aparecida e Ranulpho Paes de Barros. Um equipe do Programa com Saúde também esteve presente para dar apoio ao evento.

A banda marcial e o corpo coreográfico da escola Ranulpho fizeram a abertura do evento, com uma apresentação do Hino Nacional e dança de rasqueado, respectivamente.

O evento foi encerrado com uma apresentação de roda de capoeira, realizada em conjunto pelas escolas Hilda Caetano, Nossa Senhora Aparecida e Maria Lucila.