Educação /

16 de Novembro de 2011 14h45

Escolas do município promovem 10º encontro de dança

16/11/2011

Giovania Teixeira Duarte- SME: (65) 3645-6578


As canções do cantor, violonista e compositor Cartola foram o tema do 10º Encontro Inter Escolar de Dança e Cultural da Cidade Educadora, o EIDANCCE, realizado na última sexta-feira (11-10), no Parque Mãe Bonifácia.

O evento foi organizado pela escola municipal Marechal Cândido Rondon, do bairro Alvorada, e contou com a participação de diversas unidades de ensino da capital, grupos de danças de outros municípios e entidades filantrópicas.

Durante as apresentações, que valorizaram a cultura regional e africana, os participantes mostraram o rasqueado cuiabano, o siriri, o maculelê, a dança do Boi à Serra e a capoeira.

De acordo com a idealizadora do projeto, a professora Sueli Xavier, o encontro nasceu a partir das discussões nas unidades de ensino da rede sobre a Lei 10.639/2003, que obriga escolas de todos os níveis de ensino e da rede privada e particular a incluir no currículo escolar temas relacionados à história da África e da população afro-brasileira.

“Na escola Marechal Rondon trabalho com um grupo de alunos, denominado ‘Beleza tem Raiz’, desde o ano da implementação da lei. De lá pra cá, já trabalhamos diversas manifestações históricas e culturais da região, que culminaram em danças típicas locais”, explicou.

“Sair do ambiente da escola e mostrar os trabalhos desenvolvidos para a população é algo muito rico para as escolas e para a comunidade. Além disso, esse trabalho promove a valorização e o respeito à diversidade cultural, por meio da expressão corporal. As unidades de ensino e entidades que se envolveram nesse projeto estão de parabéns”, afirmou a secretária adjunta Municipal de educação, Cilene Maciel.

Segundo a secretária, outra importância do projeto é a interação e a troca de experiências entre as unidades de ensino do município. “É um momento ímpar, pois também nos inteiramos dos trabalhos educativos e culturais desenvolvidos por outros municípios e entidades. Isso fortalece os laços entre aqueles que fazem a educação”.

Um dos grupos que se apresentou foi o da escola municipal Nossa Senhora Aparecida, do bairro Novo Colorado, com a dança ‘Tereza de Benguela’, que retrata a luta das mulheres quilombolas. “Criamos essa coreografia especialmente para participar do EIDANCCE, pois esse é um momento rico de delicadeza e respeito pela cultura regional”, avalia a monitora do Projeto Educa Mais da unidade de ensino, Lívia Moraes.

História

Segundo o diretor da escola Marechal Rondon, João Custódio da Silva, o Parque foi o local escolhido para a realização do evento em consideração ao seu conteúdo histórico. “Mãe Bonifácia foi uma escrava refugiada que controlava o acesso ao quilombo que existia exatamente neste local”, explicou.

João Custódio também destacou o envolvimento da equipe gestora da escola que dirige as demais unidades de ensino e entidades que participaram do encontro. “Conseguimos agregar todos esses grupos nesse ambiente arejado e aberto à comunidade. Isso é fruto do comprometimento e dedicação de todos”.

 Também participaram do encontro as escolas municipais Tereza Lobo, Maria Eunice Duarte, Quintino Pereira de Freitas, Dom Bosco do Praeirinho, Firmo José Rodrigues, Alzira Valadares, Nossa Senhora Aparecida, além do Projeto Só Alegria e o grupo Vitória Régia, de Santo Antônio do Leverger.