Educação / TECNOLOGIA

01 de Novembro de 2017 16h50

Escolas da rede municipal são beneficiadas com projeto Educonexão

01/11/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro e o secretário de Educação de Cuiabá, Rafael Cotrim, visitaram na manhã desta quarta-feira (1º), a EMEB Ana Tereza Arcos Krause. A escola é a primeira das unidades escolares beneficiadas com o projeto Educonexão.

A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, Claro, Net e Embratel, por meio do Instituto Crescer.

Onzes escolas do município, de um total de 85, serão beneficiadas nesse primeiro momento, e já estão recebendo gratuitamente serviços de TV a cabo e internet banda larga. Além desses serviços, os professores dessas unidades recebem formação dentro do Programa Crescer em Rede, que tem por objetivo contribuir com a formação de professores para uso de tecnologias digitais em estratégias de ensino que engajem os alunos na aprendizagem.

Antes de conhecer as salas onde está funcionando o Educonexão, Pinheiros,  autoridades  e lideranças comunitárias assistiram a apresentações  dos alunos e professores da unidade. Um dos projetos apresentados, de Musicalização, reúne alunos e ex-alunos da escola e é mais uma oportunidade para que os estudantes tenham um outros campos de aprendizagem.

Durante a visita, Emanuel Pinheiro elogiou o trabalho que vem sendo desenvolvido na unidade escolar que alcançou no último levantamento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb, 6,8, apesar dos problemas de infraestrutura. Segundo o Prefeito, um exemplo do comprometimento dos educadores, que estão  fazendo a diferença no desempenho da escola.

"Quero cumprimentar a todos os profissionais da Educação que fazem a diferença. Não é a toa que o Ideb aqui é referencia, tudo passa por uma gestão escolar presente, democrática, simpática e carismática que busca a integração da comunidade escolar e o envolvimento de corpo e alma, tendo a criança como foco. Com esse envolvimento o sucesso é esperado, é um caminho sem volta", disse ele.

Segundo o prefeito, o Educonexão é um projeto pensado para quebrar paradigmas, para preparar os profissionais que já fazem a diferença e transformá-los em profissionais altamente qualificados e preparados para o avanço tecnológico,  prontos para através de um ensino aprendizagem moderno e competitivo, permitir a  essas crianças fazerem a diferença no mundo.

"O céu é o limite para essa unidade porque com quase nada vocês já fizeram de tudo imagina com um pouco de tudo o que vocês não podem fazer?"

A EMEB Ana Tereza Arcos Krause atende hoje a 820 alunos da Educação Infantil, dos 4 anos até o 6º ano, final do segundo ciclo, de pelo menos 10 bairros da região sul, os bairros Jardim Industriário I e II, Nova Esperança I, II e III, Pedra 90, Jardim Botânico, Tijucal, Marechal Rondon.

Para a diretora da unidade, Olinda Gonçalves de Almeida o projeto Educonexão vai garantir o uso da internet aos alunos, ampliando os projetos que a escola já desenvolve e abrindo novas oportunidades. "No ano passo, após um pesquisa realizada na escola, descobrimos que mais de 50% dos nossos alunos não possuem internet em casa. Então, para que eles possam ser beneficiados, trabalhamos uma série de atividades em horários opostos aos das aulas", explicou ela destacando que a tecnologia é uma ferramenta fundamental ao processo  ensino-aprendizagem.

Cotrim disse que a proposta em relação ao projeto Educonexao é beneficiar  todas as unidades escolares, a medida que a rede cabeada da Claro seja expandida.

Nesta primeira etapa de implementação do Educonexão receberam os equipamentos as escolas  Ana Tereza Arcos Krause, no bairro Jardim Industriário;  Augusto Mario Vieira, no Jardim Campo Verde Esperança; Filogônio Correa, no Campo Velho; Henrique da Silva Prado,no Areão; Irmã Maria Betty de Souza, no Novo Mato Grosso;  Profº. Ezequiel Pompeu Ribeiro de Siqueira, no bairro Aares; Profº. Hélio de Souza Vieira, no Praeiro e Santa Cecília, no Pico do Amor. Também foram beneficiadas as Creches Espaço Livre e Lucila Ferreira Fortes.

Infraestrutura

Em relação a situação física das unidades escolares, Rafael Cotrim disse que existe uma grande demanda reprimida. Desde que assumiu a gestão da SME em março, já foram registrados mais de 350 solicitações. "Em razão dessa demanda a Secretaria de Educação vem trabalhando no sentido de atender  as necessidades das unidades, como a implementação do programa de manutenção das escolas", explicou.  

O programa, chamado  Escola 300, já está trabalhando em algumas unidades que precisam de reparos mais urgentes. A Secretaria aguarda também a  finalização de  processos de licitação  em andamento, nesse caso, para obras de reforma. Essa é por exemplo a situação da EMEB Ana Tereza Arcos Krause.

"Nesse caso, como já existia um processo de licitação em andamento não pudemos albergar a escola no programa de manutenção Escola 300. além disso, estamos estudando o melhor caminho para atendermos as demandas mais urgentes em relação a esta unidade e a outras também".

A ideia segundo o secretário é fazer  reformas nas unidades que já possuem licitações em andamento e, após as obras, inseri-las no programa de manutenção. "Não adianta fazermos uma grande reforma e depois abandonarmos essas unidades. Estamos propondo uma quebra de paradigmas, com  manutenções  de rotina para que ela possa durar pelos próximos anos. A ideia é democratizarmos as ações de manutenção para toda a rede".