Educação / Solidariedade

09 de Setembro de 2014 15h32

Escola promove campanha para arrecadação de alimentos

09/09/2014

ROSANE BRANDÃO

Arquivo da Escola

Arquivo

A Escola Municipal de Educação Básica Darcy Ribeiro, do bairro Jardim Industriário, promove nesta quarta-feira (10), às 7h, o lançamento de campanha para arrecadação de alimentos e de conscientização ao combate à dengue. A campanha faz parte do "Projeto de Vida", atividade do Programa Mais Educação, que visa propiciar aos alunos uma ferramenta de reflexão, conscientização e solidariedade.

Segundo a articuladora do Programa Mais Educação, Aparecida Anderson, o Projeto de Vida tem duração de seis meses e envolve cerca de 20 alunos da escola. “Esses alunos se reúnem uma vez por semana para construir propostas que propiciem autoria, criação, protagonismo e autonomia, permitindo lançar um olhar sobre suas trajetórias escolares e a construção de projetos de vida”, explicou a articuladora.

O projeto é realizado sob a coordenação da tutora Kátia Cilene de Melo e será finalizado em outubro, com a entrega dos alimentos a famílias carentes e a um abrigo de crianças, localizado no próprio bairro. 

“Devemos pensar em nossos alunos como cidadãos com responsabilidade, iniciativa, atitude e capacidade de oferecer serviços; em cidadãos que assumam valores de democracia, justiça, solidariedade e autonomia e que lutem por uma vida sustentável para si e para todos”, disse a articuladora Aparecida Anderson.

O aluno do 8º ano, Bruno Sandré França, disse que o projeto o ajudará a projetar a sua vida e saber o que quer para o futuro. 

Para Antônio Vinícius, do 9º Ano, a participação na atividade o ajudou a pensar em seu futuro de forma positiva. “Agora eu sei que posso colaborar para transformar minha vida e o espaço onde vivo”, disse o aluno.

Estes alunos já estão iniciando novos trabalhos, como a “Gincana da Paz”, que ocorrerá no dia 6 de outubro na escola. As  atividades da gincana serão o resgate das brincadeiras antigas.