Educação / Cuiabá 296 anos

15 de Abril de 2015 22h54

Escola Hélio de Souza passa por reforma geral e ganha novo visual

15/04/2015

ROSANE BRANDÃO

Michel Alvim

Arquivo

“Uma nova escola”. É assim que a comunidade escolar definiu a escola municipal de educação básica Hélio de Souza Vieira, no bairro Praeiro, após a reforma geral realizada pela Prefeitura de Cuiabá. A entrega da obra ocorreu nesta quarta-feira em solenidade que reuniu autoridades políticas, profissionais da educação e comunidade escolar.   

“Quem conheceu essa escola antes da reforma nem acredita no que está vendo agora”, disse o motorista Celso de Sá Moraes, pais da aluna Maria Eduarda Moraes, 9 anos.

Conforme destacou o prefeito Mauro Mendes, a mesma sensação de surpresa e encantamento ao ver a escola totalmente reformada é pressentida por muitos outros pais. "Já vieram me questionar porque eu vendi uma determinada escola para a rede privada, pois não acreditavam que aquela escola reformada e tão bonita pudesse continuar sendo pública", disse o prefeito.

Mauro Mendes informou que também estão em reforma e serão entregues ainda este ano outras dez unidades de ensino, todas reformadas com o mesmo padrão de qualidade. "Reformar uma escola como essa e nesse padrão não é fácil, pois o custo é alto, mas é o tipo de investimento que vale a pena. Daqui alguns anos voltaremos aqui e a escola estará da mesma forma, com cara de nova".

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, acrescentou que investir na infraestrutura é também valorizar os profissionais da educação e garantir a melhoria da qualidade do ensino. "Estamos transformando essas unidades com o objetivo de garantir mais conforto e segurança para alunos e profissionais, sempre buscando a melhoria do ensino-aprendizagem".

A reforma da unidade foi executada por meio do Programa de Modernização da Infraestrutura da Rede Municipal de Educação e sua reinauguração integra a programação em comemoração ao aniversário de 296 anos de Cuiabá.

A transformação da unidade de ensino incluiu a substituição do telhado por estrutura metálica e telhas termo-acústica; aplicação de revestimento cerâmico nas paredes de todas as salas e corredores; reforma geral das instalações elétricas; um novo padrão visual e arquitetônico, estruturação do laboratório de informática, biblioteca e do refeitório; além de padronização e substituição de todo o mobiliário.

Para a reforma geral desta unidade a Prefeitura de Cuiabá investiu recursos próprios de aproximadamente R$ 1,5 milhões, entre infraestrutura, mobiliários e equipamentos. 

Dentro do Programa de Modernização a Prefeitura de Cuiabá já revitalizou as escolas Silvino Leite e Eugênia Pereira de Mello e as creches Espaço Livre e Altos da Glória. Ainda em andamento estão as creches Naídes Rodrigues, Renísea Guilhermette Barua e Josefa Parente e as escolas Silva Freire, Firmo José Rodrigues, Madre Marta Cerutti, Ranulpho Paes de Barros, Antônia Tita, Maria Elazir Corrêa de Figueiredo e a Ministro Marcos Freire, esta última será entregue nesta quinta-feira (16), às 9h. 

 

Este ano a escola Hélio de Souza completa 40 anos de criação. Hoje a unidade de ensino atende cerca de 300 alunos matriculados no 1º ao 6º ano. 

"É muita felicidade em ver a nossa escola reformada com esse padrão de qualidade. Hoje ela está mais moderna e com os espaços mais adequados para atender nossos alunos", disse a diretora da escola Norma Prates. 

"Meu filho ficou muito mais interessado em frequentar a escola, agora ele tem orgulho de falar que estuda aqui", disse a diarista Luciana da Silva, mãe do aluno Marlon Junior.

"Antes chovia muito dentro da sala, agora a gente fica tranquilo porque a chuva é só lá fora", comemorou a aluna Maria Eduarda, dizendo que agora ela vai ajudar a cuidar da escola pra que fique sempre nova e bonita.

A apresentação cultural ficou por conta da escola Maria Dimpina Lobo Duarte com o grupo de siriri e cururu. As alunas Thayssa Damiani e Nataly Corrêa, da escola Hélio de Souza, recitaram a poesia Cuiabá e seus Tesouros.

 

Clique aqui e confira as fotos