Educação / Educando com a Copa

04 de Junho de 2014 12h29

Escola Antônio Ferreira Valentin é campeã da gincana cultural

04/06/2014

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

Arquivo

Conhecimento, dedicação e superação. Foi dessa forma que a professora Rosane França, diretora da escola Antônia Ferreira Valentim, descreveu sua equipe, que foi campeã na gincana cultural do Projeto Educando com a Copa. Quatro escolas municipais foram finalistas na gincana promovida na terça-feira (03) pela Secretaria Municipal de Educação, como forma de mobilizar as escolas para o evento da Copa do Mundo em Cuiabá.

A diretora Rosane França explica que desde o início do ano a unidade escolar trabalha com o projeto “Copa do Pantanal – Diversidade e Qualidade de Vida”, que estimula os alunos a estudarem sobre os países que jogarão em Cuiabá, portanto, a gincana cultural veio para agregar na mobilização da comunidade escolar em relação à Copa do Mundo.

“O mais importante foi a dedicação de todos em pesquisar e buscar conhecimento sobre os oito países, foi essa determinação que ajudou nossa equipe a vencer”, disse a diretora.

Os participantes da gincana responderam perguntas de conhecimentos gerais e específicos dos oito países que jogarão na Arena Pantanal, em Cuiabá. Além de responder às perguntas, as equipes também tiveram que realizar algumas provas surpresas.

Cada escola foi representada por três pessoas, sendo um professor, um pai e um técnico da unidade de ensino. A torcida também foi levada em consideração na gincana, pois a mais animada e o melhor grito de guerra somou ponto para a equipe.

A escola Hilda Caetano conquistou o segundo lugar. A José Torquato ficou em terceiro lugar e a escola Lenine de Campos Póvoas em quarto lugar.

Segundo o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, além de promover a interação entre as escolas e mobilizar a comunidade escolar para a Copa do Mundo, a gincana tinha como finalidade estimular o aprendizado e o conhecimento nos participantes. “Esse tipo de evento é muito positivo, pois movimenta as escolas e fomenta o ensino-aprendizado”.

Representando as mães de alunos, Eliana Patrícia Martins, comprovou que pesquisou bastante e estava preparada para responder as perguntas. “Foi uma experiência maravilhosa. Adquirir conhecimento é sempre bom”.

A professora de educação física, Denise Lenzi, que também representou a escola Antônio Ferreira Valentin, achou a gincana positiva e acredita que ela deveria ter continuidade. “É uma forma de estimular a busca por novos conhecimentos, tanto de alunos como dos próprios professores”.

A equipe vencedora será premiada com uma TV de 50 polegadas. O segundo lugar ganhará um notebook e o terceiro, um smartphone. As três equipes ganharão troféu e medalha.