Educação / EXPERIÊNCIA

29 de Maio de 2018 15h00

Equipe da SME participa em Sobral, no Ceará, de Seminário sobre política educacional

29/05/2018

MARIA BARBANT

Divulgação

Arquivo

Técnicos da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME) estiveram na semana passada em Sobral, no Ceará, para participar da nona edição do Seminário sobre a Experiência Educacional do Município.

No ‘IX Seminário sobre a Educação de Sobral: a trajetória da melhor Rede Pública de Ensino do País’ foram apresentadas as estratégias da política educacional, que implementada ao longo dos últimos 20 anos, fizeram Sobral possuir hoje a melhor Rede Pública Municipal de Educação do Brasil, segundo avaliação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

O evento reuniu secretários de Educação, prefeitos, vereadores, educadores, pesquisadores e acadêmicos de todo o Brasil, interessados em conhecer a trajetória de sucesso do Município.

Durante o Seminário foram apresentados temas como a política de formação continuada dos professores; o trabalho de tutoria pedagógica e avaliação externa, que fornece um diagnóstico da aprendizagem dos estudantes das escolas de Sobral, além dos próximos desafios do Município, como a implementação de novos currículos de Língua Portuguesa e Matemática, a elaboração do currículo de Ciências e a adoção do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA).

Durante o evento, os participantes visitaram a Escola Emílio Sendim, maior Ideb do Brasil (9,8).

 

Melhor rede

O modelo educacional proposto foi tão bem-sucedido que Sobral virou base para o projeto nacional de ensino. A cidade cearense apostou em um plano de gestão diferenciado, focado na erradicação do analfabetismo, na diminuição da evasão escolar, na valorização do professor e na meritocracia.

Com a primeira reforma educacional, iniciada há 20 anos, o Município saltou da posição 1.366º, no Ideb de 2005, para o primeiro lugar do país, no Ideb 2015. Com o novo currículo, o desafio é elevar o patamar da Rede de Ensino para uma das três melhores da América Latina.

Participaram do seminário a secretária-adjunta de Educação, Edilene de Souza Machado, a diretora de Ensino, Zileide Lucinda dos Santos, a assessora da Diretoria de Ensino, Evanildes de Arruda Bordalho, a coordenadora de Organização Curricular, Ana Paula Moraes, o técnico do Programa de Ações Articuladas (PAR), Gilberto Fraga Melo e Filomena Maria de Arruda, representante da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), parceira nas ações pedagógicas da Diretoria de Ensino (SME).

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado falou sobre a participação de Cuiabá no seminário. “A gestão Emanuel Pinheiro vem trabalhando na reformulação da política educacional do Município, e as experiências de Sobral irão contribuir com esse processo, como por exemplo os excelentes resultados em relação a alfabetização das crianças nos anos iniciais do ensino fundamental”, destacou.