Educação / GASTRONOMIA

25 de Maio de 2017 07h35

Equipe da rede municipal de alimentação escolar é referência no Brasil

25/05/2017

LINA OBAID

Jorge Pinho

Arquivo

A equipe gastronômica da rede de alimentação escolar do município, uma das pioneiras no Brasil, acompanhou a implantação do programa Alimentação Consciente, que visa melhorar a saúde pública e reduzir os impactos ambientais causados pelo consumo de carne e produtos de origem animal. A capital mato-grossense é a primeira do país a ganhar o selo Alimentação Consciente.

“Nós tentamos adequar novos sabores à realidade de cada escola e região para que tenha mais aceitação e continue sendo nutritivo, conforme especificações da equipe de nutricionistas do município.” , explicou o gastrônomo da Coordenadoria de Nutrição Escolar, Rafael Rocitto Carneiro.

A equipe realiza um trabalho direto com as unidades de ensino como, por exemplo, a elaboração de novos pratos, treinamentos para o Técnico em Nutrição Escolar,  suporte aos nutricionistas da rede, teste de aceitação de novos sabores, além de evitar o desperdício dos alimentos.

Nesta semana, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou a capacitação prática com os Técnicos em Nutrição Escolar (TNEs), que representam mais de 800 servidoras responsáveis pela preparação da alimentação de aproximadamente 50 mil alunos.

O treinamento foi realizado pela nutricionista da ONG Alimentação Consciente, Vanessa Farcaro Menck, no prédio da Coordenadoria de Nutrição Escolar, entre os dias 22 e 24. Ela explicou sobre a importância do equilíbrio nutricional dos alimentos e tirou dúvidas das TNEs com quem preparou várias receitas alternativas na prática.

Ainda durante a capacitação, na manhã desta terça-feira (24), o chefe de gabinete do prefeito, Antonio Monreal Neto, visitou o treinamento e demonstrou entusiasmo e alegria com o andamento da iniciativa.

 “O prefeito Emanuel Pinheiro e a equipe gostam de trabalhar com gestão humanizada, visando a qualidade de vida e a alimentação adequada para nossas crianças nas escolas. E vocês são peças fundamentais neste processo”, afirmou para os TNEs em treinamento.

Já a coordenadora do projeto em Cuiabá, Mariana Vidotto, explica que a iniciativa colabora para a formação de cidadãos capazes de fazer escolhas mais conscientes, pois "além do trabalho técnico, o Alimentação Consciente Brasil também atua nas frentes educacionais. Sabendo da importância de levar as informações sobre os impactos da nossa alimentação na saúde, no meio ambiente e no combate à fome mundial", afirma.

Além disso, foram testadas opções de receitas na prática como alternativa à proteína de origem animal para ser inserida nos cardápios como a feijoada de legumes, o risoto de milho e o macarrão ao sugo com proteína de soja.

A cozinha experimental da coordenadoria de Alimentação Escolar busca testar antes, entre a equipe, a praticidade do preparo. Também é levado em conta se os TNEs possuem os equipamentos de preparo necessários e, entre outras atribuições como avaliar o sabor e conscientizar o modo de preparo junto as unidades.

O Alimentação Consciente Brasil segue recomendações de algumas instituições mundiais em assuntos relacionados ao meio ambiente e saúde, como a Organização das Nações Unidas e a American Heart Association e deve impactar diretamente cerca de 60 mil refeições diárias servidas nas escolas do município.