Educação / BNCC

11 de Junho de 2018 10h18

Encontro em Cuiabá vai reunir representantes do Sistema de Ensino da Região Centro-Oeste

11/06/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

O Sistema de Ensino frente aos desafios da Base Nacional Comum Curricular e a ação dos Conselhos de Educação Estadual e Municipais é o tema do IV Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro Oeste que será realizado em Cuiabá nesta terça e quarta-feira (dias 12 e 13), no Mato Grosso Palace Hotel. O encontro, que contará com a participação de conselheiros e gestores dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, tem como  objetivo contribuir com a  formação dos conselheiros e gestores e permitir  a troca de experiências para o desenvolvimento das funcionalidades do Sistema de Ensino nos estados e municípios da região Centro-Oeste.

A vice-presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), da Regional Centro-Oeste, Regina Lúcia Borges Araújo falou sobre a importância deste momento, para o fortalecimento dos Sistemas de Ensino e dos Conselhos de Educação.

“Além de estarmos propiciando a formação continuada dos conselheiros da Região Centro Oeste estaremos abrindo um espaço importante para a articulação  de ações conjuntas entre a UNDIME, a UNCME, os Conselhos Estaduais de Educação dos três estados participantes,  Conselhos Municipais de Educação e demais órgãos educacionais do Estado, visando o fortalecimento dos Sistemas de Ensino e dos Conselhos de Educação, tendo em vista  a relevância dessas instituições na gestão da Educação estadual e municipal”, salientou Regina Lucia.

 

Programação

A primeira agenda do IV Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro-Oeste será nesta terça-feira (12), às 15 horas. Uma reunião de trabalho entre a presidência da UNCME e os representantes das coordenadorias estaduais da instituição. A reunião será no Mato Grosso Palace Hotel.

O credenciamento dos participantes também acontecerá nesta terça-feira, das 14 às 17 horas, no local do evento.

A abertura oficial do encontro será às 18 horas com a presença das autoridades e uma palestra sobre as ações da União Nacional dos Conselhos (UNCME), proferida pelo presidente da instituição, Manoel Humberto Gonzaga Lima.

Na quarta-feira (13), no período da manhã, acontecem duas mesas redondas com os temas Regime de Colaboração e o fortalecimento dos Sistemas de Ensino Nacional, Estadual e Municipal, às 8 horas e A Política de Educação Infantil frente aos desafios da BNCC, às 10h30.

À tarde, às 14 horas, a terceira mesa redonda vai discutir a Implantação da Base Nacional Comum Curricular e o papel dos Conselhos de Educação e, às 15:30 horas, a última mesa redonda vai abordar o papel dos Conselhos de Educação Estadual e Municipais no Monitoramento dos Planos de Educação.

Logo depois acontece o encerramento do evento às 18 horas.

O IV Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro Oeste está sendo realizado pela União dos Conselhos Municipais de Educação da Região Centro Oeste e Mato Grosso, Conselho Estadual de Educação de Mato Grosso, Conselho Municipal de Educação de Cuiabá em parceria com a Secretaria de Estado de Educação Esporte e Lazer (SEDUC/ MT), Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá  (SME/Cuiabá), Secretaria Municipal de Educação de Várzea Grande  (SME/VG), União dos Dirigentes Municipais de Educação de Mato Grosso (UNDIME/MT), Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa do Estado de MT e a Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Turismo, Desporto, Meio Ambiente, Cultura e Patrimônio Histórico da Câmara Municipal de Educação de Cuiabá.

 

Serviço

O que: IV Encontro dos Conselhos de Educação da Região Centro Oeste

Quando: terça e quarta-feira, dias 12 e 13 de junho. Abertura Oficial - terça-feira (12), às 18 horas

Onde: Mato Grosso Palace Hotel, Rua Joaquim Murtinho, nº 170, Centro Norte, Cuiabá