Educação / Fortalecendo

06 de Maio de 2016 11h25

Encontro discute fortalecimento da EJA nos municípios do Vale do Rio Cuiabá

06/05/2016

ROSANE BRANDÃO

Possibilitar a formação continuada dos profissionais da EJA e promover a implementação de políticas públicas, visando o fortalecimento da modalidade na rede pública são alguns dos objetivos do Encontro Regional da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A Secretaria Municipal de Educação é parceira do evento, que será realizado neste sábado (7), no Centro de Atividades de Poconé, no Sesc Pantanal, das 9h às 17h. 

O evento é promovido pelo Fórum da Educação de Jovens e Adultos – Vale do Rio Cuiabá e conta com a parceria, além da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá, das secretarias municipais de Poconé, Acorizal e Jangada; Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento; Conselho Estadual de Educação; Centro de Formação e Atualização de Professores (Cefapro); Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT); Secretaria de Estado de Educação (Seduc); Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); Sesc Pantanal; Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep); e Escolas Estaduais de EJA de Poconé. 

A programação do fórum inclui debates, cujo tema será “20 anos da EJA como modalidade na LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional)”, além de oficinas e roda de conversa.

Durante a roda de conversa haverá discussões e vivências da EJA nas diversidades educacionais de Educação do/no Campo, Quilombola, Educação Especial, Prisional, Profissional, Alfabetização, Economia Solidária, Educação Indígena, Espaço não Escolar e Gênero e Sexualidade.

Na oportunidade haverá eleição para Delegados do Fórum.

O Fórum foi criado em 2007 e é constituído por um coletivo de representações de entidades, instituições e movimentos sociais envolvidos com a modalidade de ensino, de articulação permanente, com caráter propositivo, consultivo e deliberativo, sem fins lucrativos, cuja duração é por tempo indeterminado. Tem sede no município de Cuiabá. 

É composto por 11 municípios: Cuiabá, Várzea Grande, Santo Antônio do Leverger, Nossa Senhora do Livramento, Jangada, Poconé, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Nova Brasilândia e Planalto da Serra.