Educação / HUMANIZAÇÃO DO SERVIÇO

27 de Abril de 2017 17h39

Encontro de formação reúne 860 técnicos em Nutrição Escolar

27/04/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

Os 860 técnicos em Nutrição Escolar, chamados e intitulados TNE, estiveram reunidos, nesta quarta-feira (27), no hotel Fazenda Mato Grosso, para o primeiro encontro voltado a formação contínua dos profissionais da rede municipal de Alimentação Escolar.

O projeto iniciado decorrerá, posteriormente, na capacitação técnica dos profissionais responsáveis pela preparação dos alimentos dos alunos das unidades de ensino de Cuiabá. A formação contínua segue o cronograma anual estabelecido pelas diretrizes educacionais. Outro objetivo do encontro é estabelecer maior alinhamento institucional entre a pasta de Educação, órgão normatizador, e as escolas, creches e Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI).

A maior interação técnica e gestora tanto dos profissionais administrativos da sede quanto os da unidade de ensino, assim como as TNE, vem ao encontro do mote da atual administração que defende a humanização dos serviços públicos. "A gestão Emanuel Pinheiro é uma gestão humanizada e inclusiva e a prioridade do prefeito são os servidores, as pessoas, os alunos. Dar proximidade a todas essas pessoas é humanização", destacou a secretária Adjunta de Educação, Edilene Machado.

Diante da proposta de gestão, a primeira etapa da formação foi marcada pela conscientização geral das TNE em empregar o sentimento de humanidade no desenvolver do trabalho, principalmente pelo papel final do profissional, em questão, que é diretamente voltado ao aluno.

"Apresentei a eles [TNE] uma proposta de atuação comprometida com os estudantes do ponto de vista motivacional e essa motivação precisa ter uma base sólida e isso envolve todos sempre buscando a motivação no bem estar e no melhor desenvolvimento do aluno, até porque o papel delas é muito importante dentro das escolas", explicou a psicóloga Milady da Silva Oliveira, professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

A propositura de humanizar, em específico, essa vertente de trabalho da área educacional foi recebida muito bem pelas profissionais presentes nesse primeiro momento de encontro que reuniu todo funcionalismo de TNE da pasta de Educação, feito inédito em toda história da rede.

"Essa humanização que o prefeito está pedindo para fazermos não somente na Alimentação Escolar, mas nas diretorias, nas creches e na prefeitura inteira, de modo geral, é uma coisa muito boa porque precisamos, enquanto TNE, ter cuidados com as crianças e com a alimentação dela porque alimentação é saúde. Precisamos preparar os alimentos corretamente e bem porque o prefeito quer a criança bem alimentada. Em todo lugar que ele vai ele fala sobre o sebo da carne encontrada. Então precisamos estar trabalhar bem em prol da criança, isso é humanização", falou Jussara Nascimento, TNE da rede, ao citar a denúncia do prefeito no CMEI Dante de Oliveira no inicio do mês.