Educação / PALESTRAS

16 de Agosto de 2017 10h06

Embaixador do programa “Bom de Bola, Bom de Escola” ministra palestras em escolas públicas de Cuiabá

16/08/2017

LINA OBAID

Jorge Pinho

Após ser nomeado como embaixador do programa “Bom de Bola, Bom de Escola” pelo prefeito Emanuel Pinheiro, o ex-jogador da seleção brasileira de 86, Júlio César, deu início a uma sequência de palestras nas escolas da rede municipal e estadual, que fazem parte do piloto do programa.

A iniciativa faz parte do trabalho do prefeito Emanuel Pinheiro com foco na gestão humanizada. E seu objetivo é colaborar para a formação de cidadãos completos, por meio do trabalho conjunto entre escola e esporte. As palestras estão sendo ministradas para motivar as crianças a participar do programa, a fim de se desenvolver enquanto indivíduos.

Para o projeto piloto, foram abertas 400 vagas, das quais, até o momento cerca de 35% já foi preenchido. As oportunidades são para alunos de seis escolas municipais e seis estaduais, com idades entre 6 e 14 anos e são para as modalidades de atletismo, futebol de campo, futebol de salão e tênis de mesa, nas categorias masculino e feminino.

A secretária-adjunta de educação municipal, Edilene Machado, avalia o Bom de Bola, Bom de Escola como uma iniciativa sólida, e de responsabilidade por parte da gestão do prefeito Emanuel, que envolve todo um trabalho em equipe.

"Ele [o programa] representa a união e o empenho de todos da Prefeitura Municipal de Cuiabá, para alcançar seu grande objetivo final: o desenvolvimento saudável dos estudantes. E isso se dá de forma completa, nos aspectos pedagógico, social, motor e psicológico", afirma.

Até o presente momento, metade das unidades já recebeu o embaixador. Da rede municipal, quatro Escolas Municipais de Educação Básica (Emeb) ainda aguardam pela visita do ex-craque: Agostinho Simplício de Figueiredo, Prof. Francisval  de  Brito , Hélio de Souza Vieira e Ranulpho Paes de Barros.

O porta-voz da iniciativa afirma que se vê diante de um projeto que tem o poder de transformar vidas, e que deve ser encarado com muita responsabilidade.

“Nós estamos lidando com sonhos de crianças, e isso deve ser levado com grande responsabilidade. Este contato, nas escolas, oferecendo palestras de uma em uma é a ferramenta que pode tornar estes sonhos em realidade. Tudo com disciplina e dedicação aos estudos, claro”, frisou.

A proposta do prefeito Emanuel Pinheiro é levar o programa a outras unidades de ensino, aumentar  as opções de modalidades esportivas e criar mecanismos para atingir os mais de 30 mil alunos da Educação Fundamental, tanto da área urbana quanto a do campo.

Confira a lista completa das escolas participantes do piloto:

Emeb Helio de Souza Vieira
Emeb  Agostinho Simplicio de Figueiredo
Emeb Profª. Tereza Lobo
Emeb  Prof. Francisval de Brito
Emeb Profª. Rita Caldas  Castrillon
Emeb Prof. Ranulpho Paes de Barros
EE Santos Dumont
EE Barão de Melgaço
EE Alina do Nascimento Tocantins
EE Aureolina Eustácia Rribeiro