Educação / MAIS UMA QUADRA

09 de Maio de 2019 14h52

Emanuel Pinheiro entrega quadra poliesportiva no bairro Parque Ohara

09/05/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

O prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama Márcia Pinheiro entregaram na noite desta quarta-feira (8), no bairro Parque Ohara, mais uma quadra poliesportiva, desta vez, na EMEB Moacyr Gratidiano Dorilêo. Além do espaço adequado para a prática esportiva dos seus 366 alunos da Educação Infantil (de 4 a 5 anos), e do 1º Ciclo (do 1º ao 3º Ano, até 8 anos), a escola que tem 33 anos de funcionamento, teve sua pintura revitalizada, ganhou uma sala multifuncional, biblioteca, móveis e materiais pedagógicos novos.

A quadra poliesportiva, segundo a diretora da escola, Genice Conceição Figueiredo Dias da Silva, era um desejo muito antigo da comunidade escolar e dos moradores do bairro. Bastante emocionada, ela agradeceu o prefeito Emanuel Pinheiro e o apoio dos antigos gestores e atuais profissionais da unidade, do conselho escolar e da comunidade, que é muito participativa e envolvida com a escola.

“Com a nova quadra poliesportiva, vamos avançar e fazer maravilhas no pedagógico, para que possamos oferecer um ensino de melhor qualidade aos nossos alunos, melhorando ainda mais os nossos índices de avaliação externa. Além desse espaço, a escola ganhou uma sala de recurso multifuncional para que possamos atender nossos alunos com múltiplas deficiências e biblioteca. Isso é educação humanizada e de qualidade”, disse Genice Silva.  

Construída com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e contrapartida do município, a obra representa um investimento total de R$ 442.357,26, foi iniciada em 2013 e retomada por determinação do prefeito Emanuel Pinheiro. Possui 980,40 m2 de área construída. Tem arquibancadas, cobertura e depósito. No vestiário, foram instalados seis chuveiros (masculino e feminino), e banheiros convencionais e para pessoas com deficiência (PCD).

O presidente do bairro Parque Ohara, Antônio Tuta também agradeceu a iniciativa. “A comunidade está feliz. A quadra poliesportiva era uma reinvindicação antiga. Agradecemos ao prefeito Emanuel Pinheiro e a primeira-dama, Marcia Pinheiro”.  

A secretária-adjunta de Educação, Edilene Machado lembrou que a EMEB Moacyr Gratidiano Dorilêo é a melhor proficiência da rede pública municipal de educação nos 2º Anos e, a entrega da quadra poliesportiva junto com o trabalho dos profissionais dedicados da unidade vão trazer resultados ainda mais positivos para os alunos. “É uma determinação do prefeito Emanuel Pinheiro que possamos oferecer uma boa gestão do processo ensino aprendizado e espaços mais adequados para que os profissionais possam desenvolver o seu trabalho e as crianças, uma formação que faça a diferença no seu futuro como cidadão”, destacou Edilene Machado.

Para a comunidade do Parque Ohara, o prefeito Emanuel Pinheiro, comunicou a inclusão da escola no programa Kit Telhado, cuja licitação está sendo finalizada e deve ser lançada nos próximo dias, visando a troca dos telhados e rede elétrica de 60 unidades educacionais e a autorização para conclusão da obra da cozinha e refeitório da unidade, que vem sendo feita há seis anos pela equipe gestora e a comunidade, e se encontra 60% terminada. 

“Tenho muito orgulho de ser prefeito da terra em que nasci, filho do Coxipó da Ponte e estar aqui tornando real uma antiga reivindicação dos moradores, das crianças e dos profissionais da Educação, avançando na infraestrutura e na qualidade de Ensino da nossa escola Moacyr Gratidiano Filho. Obra paralisada, obra abandonada é um descaso com a população, com as nossas crianças e com a Educação, além de custar caro para os cofres públicos. Concluir essas obras significa respeito aos alunos, aos profissionais e a comunidade. É mais um compromisso honrado junto à comunidade”, salientou Emanuel Pinheiro.

No evento de entrega da obra, alunos da EMEB Moacyr Gratidiano cantaram o Hino de Cuiabá na versão de rasqueado, entregaram uma carta de agradecimento ao prefeito pela obra e várias homenagens. Participaram do evento, lideranças comunitárias da região do Coxipó, moradores, alunos e profissionais da Educação.