Educação / VOLTA ÀS AULAS

14 de Fevereiro de 2018 15h57

Emanuel Pinheiro abre nesta quinta-feira (15) o ano letivo de 2018

14/02/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Nesta quinta-feira (15), acontece no Hotel Fazenda Mato Grosso a Aula Inaugural que marca o início do ano letivo de 2018 em Cuiabá. Além dos profissionais da educação, pais e responsáveis,  o evento contará com a presença do Prefeito Emanuel Pinheiro e autoridades. A palestra magna abordará o  tema Inteligência Emocional, e será ministrada pelo psicanalista, escritor e conferencista internacional Dr. Jairo de Paula.

A Aula Inaugural é parte da programação da Semana Pedagógica, que está reunindo desde o dia 29 de janeiro até o dia 16 de fevereiro, cerca de 6.500 profissionais das unidades educacionais de creches, pré-escola,  educação básica e educadores de jovens e adultos (EJA). 

Nesse período, todos os profissionais da rede pública municipal de ensino passam pela formação continuada, em uma extensa programação que envolve palestras, oficinas, mesas-redondas e momentos de discussão e reflexão a cerca do processo de ensino e aprendizagem. O objetivo é dar aos profissionais de toda a rede subsídios necessários para a implementação das  propostas pedagógicas e de planejamento a serem desenvolvidas nas unidades de ensino.  .

“A Semana Pedagógica e com ela a Aula Inaugural, apresentam temáticas diferenciadas, que contemplam as especificidades das várias atribuições realizadas no ambiente educativo a fim de atender aos profissionais da rede em suas diversas funções. Com essas medidas e outras adotadas no campo administrativo, que já demonstraram resultados positivos, e tendo em mente as metas definidas no Plano Municipal de Educação, que balizam as nossas ações e decisões, estamos fortalecendo  o compromisso assumido pelo Prefeito Emanuel Pinheiro, de buscar cada vez mais, uma educação de qualidade social, democrática, transparente e de valorização dos profissionais”, destacou o secretário de Educação de Cuiabá, Rafael de Oliveira Cotrim Dias.

Efetivamente, as aulas nas unidades educacionais começam no dia 19 de fevereiro. Serão 200 dias letivos que terminarão no dia 21 de dezembro de 2018. 

A Aula Inaugural será realizada no período matutino, às 08 horas, para os gestores e professores do Ensino Fundamental e no período da tarde, às 14 horas, para os gestores e profissionais das Creches e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI).

Semana Pedagógica

Entre as ações que a Secretaria Municipal de Educação (SME) está realizando para a volta às aulas, inclusive de manutenção nas unidades educacionais do município,  a Semana Pedagógica, cumpre o calendário de planejamento para o desenvolvimento do Ano Letivo de 2018.

Segundo a diretora de Ensino da SME, Zileide Lucinda dos Santos a Semana Pedagógica integra as ações de  implementação da política de formação continuada para os profissionais da Rede Municipal de Ensino.

“Organizada pela Diretoria de Ensino, por meio de suas coordenadorias, o evento é um espaço importante de reflexão sobre as temáticas emergentes no contexto educacional, que o mesmo tempo, proporciona atividades formativas, de socialização das práticas e vivências pedagógicas, visando ampliar as possibilidades e contribuir com o exercício permanente da melhoria da qualidade das ações educativas e de fortalecimento dos processos reflexivos nas unidades educacionais”.

Manutenção - Em relação às 96 unidades escolares, todas estão passando por serviços de manutenção que compreendem a limpeza de caixas d’água e dos pátios, além de dedetização e ainda reparos maiores  envolvendo telhados e parte elétrica, pintura, reparos em cozinhas e banheiros, para as quais existe um cronograma que deve ultrapassar o inicio do ano letivo. 

 

Após a Aula Inaugural, no dia 16, no auditório das Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), prossegue a Semana Pedagógica com a formação presencial do Programa Escola Inteligente voltada para professores e gestores da Educação Infantil ao 6º ano. Das 08 às 09 horas, no auditório, e das 09:45 às 12:45 horas. 

 

Serviço

Aula Inaugural do Ano Letivo de 2018

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso

Dia: 15 de fevereiro

Hora: 8 horas – Gestores e Professores do Ensino Fundamental

         14 horas- Gestores e Profissionais das Creches e CMEI