Educação / Bairro Canjica

17 de Janeiro de 2017 19h14

Emanuel garante reparos emergências à Escola Profª Elza Luiza Esteves

17/01/2017

BRUNO VICENTE

Luiz Alves

Arquivo

O prefeito Emanuel Pinheiro esteve nesta terça-feira (17) realizando uma vistoria na Escola Municipal Profª Elza Luiza Esteves, localizada no bairro Canjica (região Leste de Cuiabá). A inspeção contou com a presença da presidente do bairro, Claudenice Maria da Silva, do vereador Dilemário Alencar (PROS) e da nova diretora da unidade de ensino, Antônia Corsina que, ao assumir o cargo, constatou que o prédio se encontra em péssimo estado de conservação.

Na ocasião, a comitiva observou que a unidade possui problemas de infiltrações, rachaduras nas paredes, tetos em condições precárias e pinturas extremamente antigas. Para Corsina, a inspeção objetivou colocar o prefeito a par dessas condições estruturais, para que sejam realizados reparos emergências.

Segundo ela, mesmo com todos os problemas enfrentados, os servidores não têm medido esforços para que a escola consiga atender a comunidade e oferecer um ensino de qualidade. Destacando, que na última avaliação do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), a escola saltou de 5.1 para 6.1.  “Nossa obrigação é dar uma educação digna para essas crianças e temos trabalhado incansavelmente para que isso ocorra. Mesmo com esses entraves, conseguimos resultados acima daquilo que se espera”, frisou diretora.

Emanuel lamentou o estado dessa que é, segundo ele, uma das escolas mais tradicionais de Cuiabá e parabenizou o empenho dos servidores diante da situação, ressaltando que fará tudo o que for preciso para que a escola possa, desde os primeiros dias de aula, atender os alunos matriculados.

 “Já convoquei a Secretária de Educação, Mabel Strobel, para elaborar um plano emergencial. No próximo dia 6 de fevereiro a escola estará em condições de receber os alunos. E posteriormente, trabalharemos para que o prédio receba uma reforma completa”, assegurou o prefeito.

Ofício MPE

O prefeito ainda informou que a visita também foi ocasionada pelo ofício recebido destinado à Secretária de Educação, Mabel Strobel Moreira da Silva, na ultima segunda-feira (16).  O documento do Ministério Público Estadual (MPE), assinado pelo promotor Henrique Schneider Neto, visa averiguar a informação de que o 9º ano (3º ciclo) teria sido retirado do quadro de ensino da escola. Outra reclamação apontada no ofício refere-se à acusação de nomeação dos cargos de diretor e coordenador da unidade escolar, não classificados no banco de dados da instituição de ensino.

Sobre o assunto, Emanuel informou que a Secretária de Educação irá apurar a denúncia e fazer os ajustes necessários, primando sempre pela legalidade e bom funcionamento da gestão.