Educação / ATENDIMENTO HUMANIZADO

19 de Agosto de 2017 11h45

Em visita às escolas, Niuan Ribeiro anuncia serviços de manutenção

19/08/2017

ALESSANDRA BARBOSA

Tchélo Figueiredo

Arquivo

O prefeito em exercício, Niuan Ribeiro, e o secretário de Educação, Rafael Cotrim, estiveram na manhã desta sexta-feira, 18, nas escolas municipal Dr. Fábio Firmino Leite, no bairro Dr. Fábio, e  Francisca Figueiredo Silva Martins, no bairro Jardim Eldorado, para vistoriar as condições estruturais. Na oportunidade, os diretores foram informados da nova metodologia que será adotada pela Prefeitura de Cuiabá na manutenção das escolas.  

Com o lançamento previsto ainda para este mês, as escolas municipais receberão um novo atendimento nos serviços de manutenção e conservação dos ambientes escolares, que vem desde a troca de lâmpadas, pinturas, troca de telhado e demais necessidades cotidianas. A proposta é ter equipes de plantão, com pedreiros, eletricistas e mão de obra em geral, para atender as demandas consideradas urgentes, num prazo máximo de três horas, após ser acionado pelo estabelecimento de ensino.

“O que a Prefeitura de Cuiabá pretende é manter as escolas em boas condições para que nossos alunos possam acompanhar as aulas sem o constrangimento de ter que voltar pra casa porque está chovendo ou escuro. A gestão Emanuel Pinheiro quer dar dignidade aos alunos, aos servidores e aos pais das crianças que deixam seus filhos aqui, sem precisar ficar preocupados. "Com esta nova proposta, vamos conseguir  dar melhores condições para que o aluno possa aprender o que lhe for ensinado tranquilamente”, ressaltou o prefeito em exercício.

"Muitos dos problemas que podem ser resolvidos antes que se acumulem, evitando que escola feche para reforma e o aluno acabe ficando fora da sala de aula. E a partir do momento que esta ação entrar em funciomento, será possível resolver o problema em um prazo mais curto de tempo, como também orientar os gestores de cada estabelecimento de ensino como proceder diante de uma situação como essa. Desta forma, o município vai poder administrar melhor os recursos", complementou o secretário de Educação.

Conforme o secretário, o Ministério Público, Poder Judiciário, Tribunal de Contas e a Procuradoria do Município deverão acompanhar a implantação do programa.

“Para nós foi uma grande surpresa receber o secretário de Educação e o prefeito Niuan na nossa escola. Eu e outros professores temos nos unidos para realizar esses pequenos reparos aqui na escola e agora recebemos essa excelente notícia da prefeitura, que vai manter nosso espaço escolar digno para nossas crianças”, disse Edson Lara de Souza Pinto, diretor do EMEB Dr. Fábio Firmino Leite.  

Para a diretora da escola Francisca Figueiredo Silva Martins, Simone Fátima Arantes, a visita representa uma esperança para a comunidade. "Devido à violência no bairro, a escola sofreu muito com a evasão. “Este lugar foi projetado para atender 1600 alunos e hoje atendemos apenas 293 alunos e com o tempo ela foi perdendo alunos e cursos. Hoje só atendemos o nível fundamental até a 6ª série. E como a escola já tem mais de 20 anos, ela vem se degradando. Com a criação desse projeto de manutenção, vamos poder melhorar condições de ensino para as crianças e, quem sabe, retomar nossas atividades por completo”, vislumbrou.

A visita foi acompanhada pelo vereador Mizael Galvão.