Educação / INCENTIVO

07 de Junho de 2018 16h17

Educandos da EJA recebem kits escolares em evento no auditório Maestro China

07/06/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A partir da próxima semana os 1.253 estudantes do Ensino Fundamental, da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), dos 1º e 2º Segmentos estarão recebendo o kit escolar com uma caixa de lápis de cor, dois apontadores, seis lápis, uma régua, uma tesoura, duas borrachas, uma cola, uma caneta e um caderno de dez matérias. A ação da Prefeitura de Cuiabá, tem como objetivo incentivar o acesso, a permanência e o aprendizado efetivo, diminuindo a evasão escolar dos estudantes na EJA. Os kits foram adquiridos com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Durante a entrega simbólica dos kits, na noite desta quarta-feira (6), no auditório Maestro China, o secretário de Educação de Cuiabá, Alex Vieira Passos, em nome do Prefeito, parabenizou os educandos e leu uma mensagem enviada especialmente por Emanuel Pinheiro. Em um dos trechos da mensagem, o prefeito de Cuiabá lembrou que, “uma crise destrói um herança, mas não uma profissão e, não importa se você não tem dinheiro ou é uma pessoa rica, pois possui o maior de todos os capitais, a inteligência, invista nela”, e concluindo, lembrou que a gestão Municipal, prioriza a Educação.

“A gestão do prefeito Emanuel Pinheiro cuida e se preocupa em oferecer um ensino de qualidade e inclusivo e, por isso, atende desde a alfabetização até a entrada na universidade, com a implementação do Curso Preparatório Comunitário (CPC) com mais de 1.500 alunos sendo atendidos, 40 % deles, na faixa etária dos 40 anos. Ou seja, uma oportunidade para que todos  possam avançar nos estudos. O objetivo da Prefeitura de Cuiabá é facilitar o acesso à Educação e contribuir com a diminuição dos índices de analfabetismo que atingem uma parcela da população cuiabana”.

A secretária-adjunta, Edilene Machado lembrou que foi professora da EJA durante oito anos e destacou os bons exemplos, de ações e iniciativas, vindas da rede municipal de Educação. “Parabenizo a todos vocês e acreditamos que esse kit seja um apoio, um incentivo, para que os educandos não abandonem a escola”.

A diretora Ethiene Lopes, da EMEB Jesus Criança representando os gestores da rede agradeceu a iniciativa. “Será um incentivo a mais para os nossos educandos. Em nome de todos os gestores da rede municipal quero agradecer imensamente o empenho e a dedicação de todos”, salientou.

A educanda Lindalva, representando os alunos da EJA, muito emocionada contou a sua história. “Tenho marido já idoso e uma filha. Todos sabem o quanto é difícil cuidar de um idoso, da casa e ainda ir para aula. Quando criança não queria estudar, fugia da escola. Hoje ainda fico nervosa mas já consigo escrever meu nome e não vou desistir”, disse ela.

A entrega foi marcada pela performace do educador físico Weber Fraga, que dá vida à personagem ‘Comadre Sebastiana”.

Participaram do evento, a professora Zileide Lucinda dos Santos, diretora de Ensino; o Diretor Geral de Gestão Educacional, Luiz Jorge; a coordenadora de Organização Curricular, Ana Paula Gomes de Moraes; Marilene Carvalho, líder da Equipe da EJA; profissionais da Educação e convidados.