Educação / EJA

30 de Outubro de 2017 15h40

Educadores vão discutir novas metodologias de ensino na Educação de Jovens e Adultos

30/10/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Gestores e professores alfabetizadores da 1ª fase (1º e 2º segmentos), que atuam na Educação de Jovens e Adultos (EJA), participam nesta segunda-feira (30), às 18:30 horas, no Mato Grosso Palace Hotel de uma reunião de sensibilização sobre o Projeto de Intervenção no processo de alfabetização da população de jovens e adultos matriculados nas escolas municipais de Cuiabá.

Um dos objetivos da reunião é apresentar aos educadores metodologias inovadoras defendidas pelo Grupo de Estudo sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (GEEMPA), voltadas para o processo da alfabetização de jovens e adultos.

A GEEMPA, fundada pela educadora Esther Pillar Grossi, propõe por meio de uma metodologia diferenciada, alfabetizar os estudantes em apenas três meses. Para isso, além da utilização de metodologias específicas, promove a capacitação dos professores que atuam no primeiro segmento do processo.

A educadora, pesquisadora e ex-deputada Esther Pillar Grossi, consultora do Projeto de Alfabetização de Jovens e Adultos “Cuiabá Alfabetizada em seus 300 Anos”, também participará da reunião.

A diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos explicou que as propostas de mudanças na EJA estão fundamentadas nos  dados obtidos nesse segmento. “Temos enfrentando problemas tanto de evasão como de aproveitamento. Com essa intervenção pedagógica, esperamos que esses educandos possam ir para o próximo segmento alfabetizados e consequentemente contribuir com a redução do número de analfabetos no município de Cuiabá”, salientou.

O proposta vai beneficiar 90 professores e 1500 estudantes do primeiro e segundo segmentos da EJA de 13 escolas da rede municipal de Cuiabá, sendo 08 urbanas e 05 do Campo, além de alunos de quatro Centros de Convivência de Idosos (CCI).

SERVIÇO

Reunião – Projeto de Intervenção

Data: 30/10/2017 ( segunda feira)

Horário: 18:30  às 21:30 h

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso