Educação / “A Cor da Cultura”

31 de Outubro de 2014 14h07

Educadores participam de seminário “A Cor da Cultura”

31/10/2014

ROSANE BRANDÃO

A Secretaria de Educação de Cuiabá promove nas próximas terça e quarta-feira (4 e 5), das 8h às 17h, o seminário do Programa A Cor da Cultura Cuiabá. O seminário será realizado na Faculdade Evangélica Integrada Cantares de Salomão (Feics), localizada na Avenida do CPA, e contará com a participação de 300 educadores de escolas das redes municipal e estadual.

O Seminário será realizado em parceria com a Fundação Roberto Marinho, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi) do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Estado de Educação (Seduc). A Fundação Roberto Marinho é uma instituição que oferece formação continuada para professores através do programa educativo de valorização da cultura afro-brasileira “A Cor da Cultura”.

A programação do evento inclui mesa redonda com o tema “A Lei 10.639/03 e as possibilidades para uma educação antirracista”, que será coordenada pelas professoras Ilma de Jesus, da Secadi, e Cândida Soares, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Professores das escolas municipais Tereza Lobo, Floriano Bocheneki, Celina Fialho e Raimundo Conceição, que se destacaram na realização de projetos com a temática, farão relatos das experiências exitosas. 

Todos os profissionais também participarão de oficinas pedagógicas, cujo tema será “África e Etnociência”.

Segundo a diretora de Ensino da Secretaria de Educação, Vanilda Mendes, a Pasta trabalha para fortalecer a efetivação de uma política educacional que responda à diversidade presente nas escolas, contribuindo para aumentar as oportunidades educacionais e de inserção social de todos os alunos.

O seminário A Cor da Cultura também inaugura uma série de ações que serão desenvolvidas pelas unidades no mês em que se comemora o Dia da Consciência Negra ou Zumbi dos Palmares, líder que se tornou herói brasileiro na luta pela liberdade do povo negro.