Educação / Inclusão

13 de Março de 2015 16h53

Educadores do Projovem Urbano receberão formação inicial e continuada

13/03/2015

ROSANE BRANDÃO

Os 14 educadores que vão atuar como professores do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem Urbano) de Cuiabá, no exercício 2015/2016, passarão por formação inicial e continuada. A cerimônia de abertura da formação inicial será nesta segunda-feira (16), às 13h, no Hotel Fazenda Mato Grosso.

A formação inicial será dividida em aulas presenciais (40 horas) e a distância (120 horas), com monitoramento da assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. As aulas presenciais serão realizadas entre os dias 16 e 20, no Hotel Fazenda Mato Grosso, sempre das 13h às 21h.

Já a formação continuada será realizada em 12 encontros ao longo de 15 meses, num total de 216 horas. 

A formação tem como objetivo preparar os educadores para atuação nas três dimensões educativas do programa, que é o Ensino Fundamental, Qualificação Profissional e Participação Cidadã. 

A formação será coordenada pelo consultor educacional Romeu Rebello Marinho, mestre e especialista em Educação de Jovens e Adultos, professor aposentado da Universidade Federal Fluminense e formador de educadores do Projovem Urbano pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação.

O Projovem Urbano foi implantado pelo Governo Federal em parceria com a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

A proposta do Projovem Urbano é a elevação da escolaridade dos jovens, articulando a formação básica, a qualificação profissional inicial e ações de participação social e cidadã.