Educação /

29 de Novembro de 2011 10h47

Educadoras das creches municipais de Cuiabá recebem homenagem

29/11/2011

Giovania Teixeira Duarte - SME: 3645-6578


Diversas atividades artísticas e culturais marcaram a homenagem da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (SME), realizada no último sábado (26-11), no Hotel Fazenda Mato Grosso, às educadoras das creches da rede de ensino da capital.
 
Durante toda a manhã, as Técnicas em Desenvolvimento Infantil (TDIs) mostraram o potencial artístico da categoria em shows musicais, apresentações de danças e declamações de poemas, além de participarem de gincanas e sorteio de prêmios, como TV de LCD, notebook e máquinas fotográficas.
 
Presente ao evento, o secretário municipal de Educação, Permínio Pinto Filho, destacou a importância do trabalho das educadoras de creches e afirmou que a confraternização era um agradecimento ao empenho, dedicação e responsabilidade dessas profissionais. Na oportunidade, o secretário lembrou que a prefeitura de Cuiabá atende cerca de 9 mil crianças nas creches municipais e filantrópicas e, na pré-escola, cerca de 10 mil alunos.
 
Na avaliação da secretária adjunta de Educação do município, Cilene Maciel, a atuação das TDIs se ampliou nos últimos anos. “Essas profissionais são as responsáveis pelo primeiro contato da criança com a escola. São elas que promovem a continuidade do mundo lúdico, trabalham a coordenação motora e conhecimento cognitivo. Isso sempre associado ao olhar atento e cuidadoso”.
 
Para desenvolver essas atribuições, segundo Cilene, a SME promove formação continuada a essas educadoras. “A capacitação é uma preocupação constante da secretaria, pois precisamos de TDIs preparadas para o trabalho nessa fase da criança”, completou.
 
A diretora da creche Renísia Barua, no bairro Despraiado, Dalva Márcia de Carvalho, é TDI há 11 anos e há quatro dirige a unidade de ensino. Na percepção dela, o encontro foi um importante momento de integração e socialização das educadoras de creche. “É também uma forma de valorizar essas profissionais e mostrar que também somos capazes de avançar na nossa caminhada profissional”.
 
Para TDI e atual diretora, a creche é o alicerce para o desenvolvimento da criança como indivíduo e cidadão. “Esse primeiro contato com a escola, mediado pelas educadoras, é fundamental na trajetória escolar desses alunos”.
 
Representando o prefeito da capital, Chico Galindo, a assessora especial de Assuntos Intersetoriais, Julieta Domingues, agradeceu o trabalho desenvolvido pelas TDIs nas creches municipais. “Trouxe do prefeito o reconhecimento a todas vocês que estão à frente creches, que cuidam e educam o nosso bem mais precioso, nossas crianças”.
 
As TDIs são profissionais que atuam nas 50 creches da rede municipal de ensino e atendem crianças de zero a três anos e onze meses de idade no que se refere à prática educativa, aliada ao atendimento integral, ou seja, o educar e o cuidar.
 
Futuro
 
Permínio lembrou que atualmente 11 Centros de Educação Infantil estão sendo edificados na capital, com capacidade de atendimento a 224 crianças cada um, em dois turnos, divididos no sistema Creche I (0 a 18 meses), Creche II (18 meses até 3 anos), Creche III (3 anos até 4 anos) e Pré-Escola, que atende as crianças na faixa etária de 4 até 5 anos e 11 meses. Outros 14 espaços como esses estão sendo programados para serem construídos. Ou seja, nos próximos 30 meses, Cuiabá terá mais 25 Centros de Educação Infantil. O primeiro centro será inaugurado em fevereiro do próximo ano, no bairro Jardim Liberdade.