Educação / HUMANIZAÇÃO

09 de Maio de 2017 15h00

Educação realiza ações voltadas à saúde do servidor público

09/05/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

A saúde dos servidores da rede municipal de educação é acompanhada de perto pela equipe do setor de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Educação (SME). Profissionais como fisioterapeuta, educador físico, psicólogo, entre outros, realizam ações semanalmente para instruir os funcionários públicos sobre os cuidados com a saúde. 

Em abril, o setor promoveu, em conjunto com parceria universitária, uma programação voltada aos cuidados com o uso da voz na qual uma série de palestras, oficinas, triagens vocais, avaliação de vocal, entre outras ações orientaram os servidores da rede, como por exemplo, os professores, que usam frequentemente a voz como instrumento de trabalho.

A proposta foi alusiva ao Dia Internacional da Voz, comemorado no dia 16 de abril, e se complementou na proposta de humanização da atual administração e também valorização do servidor, conforme defende o prefeito Emanuel Pinheiro.

"A secretaria de Educação é a única pasta que possui uma equipe de Saúde do Trabalhador para atender os servidores e desenvolver ações de focos preventivos para evitar o adoecimento e afastamento do trabalho, além do trabalho psicossocial que o adoecimento possa levar. Então ações como o do Dia da Voz vem reforçar essa questão do trabalho preventivo como uma necessidade de cuidado com a saúde", destacou Francielle Fialkoski, fisioterapeuta da SME.

Já neste mês, o tema é obesidade e sobrepeso e o setor programou uma série de atividades para a conscientização dos servidores com o controle de peso na manutenção da saúde, prevenção de doenças e a melhoria na qualidade de vida.

A ação intitulada 'Pense Leve, Viva Bem' é destinada a 100 servidores inscritos, tanto da sede principal da SME, quanto das 158 unidades educacionais da rede. O encontro acontece de 15 em 15 dias, sendo dividido entre subgrupos de 25 pessoas.

 

"O grupo terá intervenções de multiprofissionais e contará com psicólogo, nutricionista, educador físico, enfermeiro e fisioterapeuta. Vamos trabalhar a reeducação alimentar não só para ter emagrecimento, mas para que eles [servidores] possam ter uma manutenção desse peso e para isso vamos ter oficinas, vamos trabalhar atividades físicas e também questões emocionais', explicou a psicóloga da secretaria, Rafaela Reis.