Educação / SAÚDE DO TRABALHADOR

18 de Março de 2019 14h00

Educação cria grupo para levar informações visando melhorar a qualidade de vida dos profissionais

18/03/2019

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

A primeira reunião do projeto Multiplicadores de Ações de Saúde do Trabalhador da Secretaria Municipal de Educação aconteceu na última sexta-feira (15), no Auditório “Maestro China”. Essa é mais uma iniciativa da Diretoria de Recursos Humanos (DRH) e da Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoas (CDP).

O objetivo do projeto é criar um grupo de pessoas (multiplicadores) para auxiliar na disseminação, sensibilização e execução, em suas unidades de lotação, de informações e projetos envolvendo o eixo temático da qualidade de vida no trabalho, promovido pelo Setor Saúde do Trabalhador e Setor Psicossocial da CDP/SME.

Segundo a Psicóloga da CDP, Márcia Regina Perez de Moraes, os multiplicadores serão parceiros que vão reforçar a divulgação dos trabalhos, serão um elo de comunicação entre as iniciativas propostas pelo Setor Saúde do Trabalhador, os servidores lotados das unidades escolares e a SME. “Durante a formação que teve como tema o Fluxo Previdenciário, foi apresentado o projeto aos gestores das escolas, CMEIs e creches e solicitado que eles indicassem uma pessoa de sua unidade educacional para auxiliar nesse trabalho. Um grupo de whatsapp foi criado para os multiplicadores se comunicarem e repassarem informações relacionadas à saúde, datas comemorativas, eventos, etc.”, explicou Márcia Regina.

Para ser um multiplicador é necessário estar disponível para disseminar conteúdos de interesse coletivo em saúde; ter facilidade de comunicação em grupo e bom relacionamento com os servidores de sua unidade. Lembrando que o trabalho é voluntário e todas as ações e iniciativas serão planejadas e coordenadas pelo Setor Saúde do Trabalhador.

Para Bruna Vieira Lopes, Nutricionista da CDP, o intuito dos multiplicadores é que as ações realizadas pelos Setor Saúde do Trabalhador na sede ou nas unidades escolares sejam divulgadas com maior êxito. É importante que eles motivem os servidores a participarem dos projetos, repassando informações de saúde no grupo de whatsapp da unidade, afixando no mural, etc. “O Setor Saúde do Trabalhador existe para melhorar a qualidade de vida, para promover ações preventivas e em alguns casos o tratamento de patologias, não apenas para os trabalhadores da sede, mas para todos das unidades escolares”, ressalta Bruna Lopes.

Durante a reunião foi apresentado um panorama de como está o adoecer do trabalhador; a equipe do Programa Saúde do Trabalhador e o papel dos multiplicadores além do Calendário de Atividades 2019 e os projetos desenvolvidos entre eles, o Pense Leve, Viva Bem; Apoio aos Readaptados; Preparação para a Aposentadoria; Visita às Unidades Escolares; Rodas de Conversa e Formações; Coral Institucional Educanto; Atendimentos Individuais e Oficina da Voz. 

(Estagiária Emilly Rodrigues com supervisão da jornalista Maria Barbant)