Educação / ESCOLA DO CAMPO

15 de Março de 2017 13h00

Educação anuncia construção de nova escola em abertura do ano letivo da EJA

15/03/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

A prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), anunciou na última segunda-feira (13), a construção de uma nova unidade escolar na comunidade Fazenda Velha, localizada a 23 km do perímetro urbano do bairro Pedro 90, durante a abertura do ano letivo do projeto de Educação de Jovens e Adultos (EJA).  

A obra, planejada após vistoria ‘in loco’ da SME em conjunto com a pasta de Obras de Cuiabá, possui recursos do município e do Governo Federal garantido, conforme assegurado pelo prefeito Emanuel Pinheiro.

Com a área de 20.000.00 m² (dois hectares), a nova sede da escola do campo Novo Renascer, situada pouco mais de 3 km da unidade atual, estimada em R$ 1,4 milhão, irá atender cerca de três assentamentos rurais e mais de oito comunidades, algumas, inclusive, distante a 36 km da escola.

A unidade de escola do campo é padrão e contará com seis salas de aula com capacidade para atender 360 alunos, 160 a mais do que a atual escola que possui cerca de 200 alunos efetivados nos sistemas de ensino de Educação Infantil, Educação Básica e EJA.  

O anuncio da obra foi feito pela secretária de Educação, Mabel Strobel, representando o prefeito da capital, a qual visita a comunidade e região pela segunda vez sob a perspectiva da gestão humanizada, carro-chefe da atual administração municipal.

“Estamos aqui novamente, em nome do prefeito Emanuel Pinheiro, trazendo essa noticia a vocês em primeira mão. Na primeira vez, fizemos uma análise junto com o secretário de Obras e, juntamente com o prefeito, decidimos construir uma nova escola para atender toda a região”, revelou Mabel.

EJA

A visita à comunidade Fazenda Velha também ficou marcada pela primeira aula da modalidade de EJA, voltada para pessoas, acima de 15 anos em diante, que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar na infância ou aquelas que, por algum motivo, tiveram de abandonar à escola.

A exemplo, o caso de Benedito Domingos da Silva, de 49 anos, residente na região desde a infância a qual foi marcada pelo trabalho no campo o que implicou diretamente em sua frequência escolar, não possibilitando sua alfabetização.

Benedito, um dos 35 alunos matriculados, acredita que o programa de educação mudará sua realidade e possibilitará a assinatura do seu nome na Carteira de Identidade, a qual consta como ‘não alfabetizado’ no campo nominal do titular, como elenca o próprio morador da região de Rio das Pedras, há 3 km da escola Novo Renascer.

“Eu mesmo nunca estudei. Desde os 12 anos não volto para a escola. Fui umas três vezes. Agora tem como estudar porque moro perto. É bom demais. Vou poder assinar meu nome na minha identidade porque não sei escrever”, contou Benedito ao mostrar o Registro Geral (RG).

A abertura do ano letivo da EJA contou também com as explanações da servidora da SME, Marilene Carvalho, líder da modalidade de educação, que instruiu quais são os direitos dos alunos como, por exemplo, o atendimento individual de 1 hora com os professores, além das 3 horas voltadas para sala de aula.    

Marilene ainda salienta a importância da disseminação da informação do serviço de EJA na comunidade para propiciar mais alunos à escola, principalmente na escala de 19 mil pessoas não alfabetizadas registradas em Cuiabá e região.

Atualmente, a pasta de Educação conta com mais de mil alunos matriculados na modalidade dentro de um panorama de oito escolas urbanas e cinco de campo.  

Diretoria

Na oportunidade, a secretária Mabel ainda atendeu o anseio dos moradores da região ao designar Hermano da Silva, antigo coordenador, como novo diretor de Ensino, e Ereni da Costa, como coordenadora Pedagógica da escola Novo Renascer.

“Estar dialogando e ouvindo diretamente a população é uma determinação do prefeito e, diante disso, atendemos a solicitação da comunidade e, a partir de hoje, o professor Hermano e a professora Ereni são os novos responsáveis por esta escola”, anunciou a gestora sob os aplausos de mais de 100 pessoas presentes.