Educação / Atendimentos

15 de Maio de 2015 15h33

Edição 2015 do Mais Educação começa nesta segunda-feira na rede municipal

15/05/2015

ROSANE BRANDÃO

Jorge Pinho

A edição 2015 do Programa Mais Educação nas escolas da rede municipal de Cuiabá começa nesta segunda-feira (18). Em Cuiabá o programa atende 16,6 mil alunos de 79 escolas municipais do ensino fundamental.

O Programa Mais Educação é coordenado pela Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. Para oferecer atendimento pedagógico e atividades culturais e esportivas, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE/MEC) repassa às escolas, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) os recursos do programa.

Nas unidades de ensino o programa é oferecido no contraturno escolar com três horas de atividades, que são realizadas em sete Macrocampos: Acompanhamento Pedagógico; Comunicação uso de mídias, Cultura Digital e Tecnológica;  Cultura, Arte e Educação Patrimonial;  Educação Ambiental e Sociedade Sustentável;  Esporte e Lazer;   Educação em Direitos Humanos   e    Promoção da Saúde.

“O programa contribui para a melhoria do processo de aprendizagem e desenvolvimento do aluno, além disso, ao oferecer a essa criança uma atividade extraturno, estamos ajudando a evitar que ela fique na rua e se envolva com o mundo do crime e das drogas”, disse o secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo.

Conforme a coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Lucilene Lescano, as equipes gestoras, professores, articuladores e monitores do Mais Educação estão preparando um momento de acolhida aos alunos e à comunidade escolar, com o objetivo de mostrar a importância do programa nas unidades de ensino.

O Mais Educação prioriza o atendimento aos alunos beneficiários do programa Bolsa Família e aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social, dando-lhes oportunidade de participar de atividades que os desenvolvam integralmente.