Educação / Cidadania

10 de Novembro de 2015 15h30

Doze alunos de escolas municipais são selecionados para o programa Parlamento Mirim

10/11/2015

ROSANE BRANDÃO

SME

Arquivo

Doze alunos de escolas da rede municipal de Cuiabá estão entre os 25 deputados mirins selecionados pela Assembleia Legislativa para compor a 7ª legislatura do Programa Parlamento Mirim. O programa selecionou 24 deputados titulares e um suplente. 

Para participar do programa, os alunos desenvolveram trabalhos em forma de projeto de lei, com temas voltados para o Meio Ambiente, Educação, Esporte, Direitos Humanos, Transporte, Saúde e Cultura. Esses trabalhos apresentam iniciativas que vão beneficiar a população, principalmente a comunidade onde o aluno reside. 

Primeiramente, os projetos dos alunos foram apresentados e escolhidos pela comunidade escolar. Posteriormente, enviados à Assembleia Legislativa, onde foram examinados e selecionados por uma comissão especial. 

O mandato dos deputados mirins tem validade de um ano. Entre as atividades incluídas na agenda dos alunos estão a participação em sessões plenárias, seminários e audiências públicas e visitas às dependências do poder legislativo para conhecerem os trabalhos dos parlamentares. Está incluída também uma visita no dia 2 de dezembro ao Congresso Nacional, no Distrito Federal. 

A aluna Luana Teixeira de Amorim, 11 anos, da escola Firmo José Rodrigues, do bairro Três Barras, foi selecionada com projeto que defende melhorias para o meio ambiente. “Quero aproveitar essa oportunidade para implantar essas ações em minha comunidade e, quem sabe, estender para outras unidades de ensino”, disse a aluna.

O secretário municipal de Educação, Gilberto Figueiredo, destacou que ações como essa contribuem para a formação integral dos alunos. “Não tenho dúvidas de que esse programa ajuda a formar cidadãos mais preparados para participarem do processo eleitoral e democrático do país”, disse o secretário.

O programa Parlamento Mirim foi criado em 2004 pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso e beneficia alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental, das escolas públicas e privadas. 

Os alunos eleitos das escolas municipais são Luana Lorrayne Teixeira de Amorim, Alinny Vitória Carvalho Teixeira, Camilly Vitória Ferreira da Silva, Kamilly Vitória Gomes Rosa, as quatro alunas do 5º ano da escola Professor Firmo José Rodrigues; Kauany Mota Vilela e Kauã Felipe de Oliveira, ambos do 6º ano da Emeb Coronel Octayde Jorge da Silva; Rhanielly Ferreira Campos e José Carlos da Silva Neto, do 8º e 7º ano, respectivamente, da Emeb Deputado Ulisses Silveira Magalhães; Karleane de Souza da Silva, do 9º ano da escola Lenine de Campos Póvoas; Daniel Momensso Conceição, do 9º ano da José Luis Borges Garcia; Lindomar Eduard Silva, do 7º ano da Emeb Professor Ranulpho Paes de Barros; e o suplente Wisllan Gustavo Cunha de Jesus, do 7º ano da Emeb Lenine de Campos Póvoas.

Além dos 12 alunos das escolas municipais, também foram selecionados oito alunos de escolas estaduais e cinco de escolas particulares de Cuiabá e Várzea Grande. 

A posse dos deputados mirins será realizada no próximo dia 19 em uma sessão especial no Plenário das Deliberações Deputado Renê Barbour.