Educação / ALINHAMENTO/ ALIMENTAÇÃO ESCOLAR

15 de Abril de 2017 11h37

Diretores conhecem Plano Anual de Alimentação Escolar

15/04/2017

RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

A coordenadoria de Nutrição Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SME), apresentou aos diretores das 159 unidades escolares da rede municipal de ensino, em reunião estratégica realizada na última quarta-feira (12), no auditório Maestro China, o Plano Anual de Alimentação Escolar.

O evento proposto pelo setor responsável pelo gerenciamento da alimentação das escolas de Educação Básica, das Creches e dos Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) teve o intuito de orientar os gestores das unidades sobre as normas e rotinas aplicadas dentro do sistema alimentar educacional de Cuiabá.

"Isso é um alinhamento entre os gestores e o setor no sentido deles saberem o seu real papel junto as técnicas de Alimentação Escolar que atuam dentro da cozinha da unidade. Existe toda uma normatização do processo alimentar escolar e os diretores são fundamentais no suporte e acompanhamento do programa dentro da escola", explicou Ana Domingas, coordenadora de Nutrição Escolar.

A reunião foi focada na metodologia para com o objetivo de colocar em prática o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), principalmente as execuções dos procedimentos conjuntos da pasta de Educação, na responsabilidade do setor, e a unidade educacional.

Entre as atribuições ressaltadas pelo papel da coordenadoria está o planejamento das ações do próprio Pnae executadas pela equipe do setor a qual envolve os nutricionistas, conforme determina o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), como o responsável técnico (RT), especialmente na elaboração de cardápios, além de outras atribuições como o acompanhamento nutricional dos alunos da rede.

O setor de Nutrição Escolar ainda conta com uma das únicas equipes de gastronômica do país que desempenham as funções de elaboração de receitas e pratos inovadores diante dos alimentos obrigatórios não muito aceito pelo paladar das crianças, o que garante a introdução de, por exemplo, beterraba, carne de fígado, entre outros com baixa aceitabilidade.    

A padronização quantitativa de cada alimento voltado ao melhor aproveitamento e maior economia nos gastos do produtos alimentícios no momento da preparação também é outro importante papel dos gastrônomos efetivos da rede de Educação do município.

Em média, a prefeitura de Cuiabá fica desembolsa 60% dos recursos empregados na alimentação escolar do município enquanto o FNDE, por meio do Pnae, garante os outros 40%.

Responsabilidade escolar 

Os diretores das 159 unidades entre CMEI, Creches e Escolas de Educação Básica (urbanas e do campo) foram orientados sobre suas reais atribuições na alimentação dos alunos dentro do centro de educacional.

Atualização do número de alunos, o acompanhamento da execução do cardápio e cumprimento dos horários estabelecidos bem como a divulgação e disponibilização do mesmo estão entre algumas das responsabilidades da direção escolar.

Em tese, a direção escolar deve estar sempre em consonância com os profissionais de cozinha, o Técnico de Nutrição Escolar (TNE), para garantir o suporte do cumprimento das normativas estabelecidas pelo Plano Anual da secretaria constituída em cima da legislação do Pnae. 

"O que foi importante hoje é estarmos cientes das obrigações enquanto gestor para estarmos ajudando os TNE a manter esse padrão de qualidade. Sempre surgem dúvidas enquanto o preparo dos alimentos e algumas dificuldades em cumprir o cardápio, então esse alinhamento contribui para podermos estar dando o suporte para cumprir o cardápio, o que é de suma importância para nossas crianças", disse Sérgio Henrique, diretor da Emeb Silva Freire.

O cumprimento do cardápio é exigido em lei e as mais de 600 profissionais responsáveis pela preparação da alimentação dos alunos, o chamado TNE, devem cumprir e seguir toda a informação técnica disponibilizada pela equipe nutricional e gastronômica do órgão de Educação.     

Abastecimento

Outro ponto alinhado na reunião de caráter administrativo foi em relação a entrega de alimentos na unidade sendo repassado aos gestores o cronograma de entrega tanto na abastecimento indireto quando no direto.

No indireto, o fornecedor entrega, de segunda a sexta, os produtos como hortifrutigranjeiros, pães, entre outros estocáveis na sede da Nutrição Escolar, já no direto os alimentos como carnes, iorgutes, polpas de frutas e outros perecíveis são fornecidos, em dias diferentes de acordo com as unidades (CMEI, Creches e Emeb), diretamente nos centros educacionais.

A direção escolar é responsável pela vistoria dos produtos entregues na unidade para evitar o recebimento de alimentos impróprios para o consumo. A instrução colaborativa e normativa é determinação pela área de Supervisão da coordenadoria que inspeciona os alimentos entregues tanto na sede quanto nas unidades, além de ir até aos fornecedores acompanhar o processo de produção dos alimentos.

Treinamento

 

A próxima etapa do alinhamento do referente ao Plano Anual de alimentação escolar com as unidades educacionais será o treinamento dos TNE com capacitação prática e teórica coordenados pela equipe nutricional-gastronômica da secretaria de Educação.