Educação / FORMAÇÃO

29 de Novembro de 2017 14h43

Direitos humanos e currículo foram temas da palestra do professor Miguel Arroyo durante Seminário da Educação

29/11/2017

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Durante palestra proferida na manhã desta quarta-feira (29), para uma plateia de mais de 1.200 profissionais da educação, sobre o tema Currículo na Perspectiva da Formação Humana,  o professor Miguel Gonzáles Arroyo falou sobre a participação da mulher como trabalhadora, da educação para as populações mais pobres, questões de gênero e o papel do currículo na formação de cidadãos conscientes.   

A palestra foi uma das atividades do I Seminário  de Educação da Rede Municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador, evento que acontece em Cuiabá desde segunda-feira (27) e temina no sábado, dia 02 de dezembro, com o objetivo de pensar e refletir sobre a educação no município de Cuiabá.

Com  ideias sempre relacionadas à educação popular, educação básica, cultura escolar, gestão escolar e currículo, Arroyo disse que a educação se faz na interação entre professores e professores, alunos e alunos, e professores e estudantes.

Arroyo é formado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG),  doutor em Educação pela Stanford University nos Estados Unidos (1976), e professor Titular Emérito na Faculdade de Educação da UFMG. Possui Pós-Doutorado pela Universidade Complutense de Madrid (1991) e ainda é autor de diversos livros, entre eles Currículo, território em disputa?, onde coloca que quem  disputa a vez nos currículos são os sujeitos da ação educativa: os docentes-educadores e os alunos-educandos.

"Os professores e alunos não são apenas como ensinantes e aprendizes dos conhecimentos dos currículos, mas exigem ser reconhecidos como sujeitos de experiências sociais e de saberes que requerem ter vez no território dos currículos".

Segundo ele, há  outras possibilidades de que as histórias-memórias dos diversos sujeitos sejam contadas, ainda que por meio de outras linguagens. "Trata-se de uma nova estratégia de luta que tem alterado o lugar da escolarização na visão dos coletivos e também a visão da academia. Para ele, também não se trata de uma prática completamente difundida e consolidada entre os professores, mas apenas de um desenho alternativo de currículo onde os saberes da docência tenham vez.

"A escola é um templo de saber contínuo e os saberes, as conquistas, as experiências e tudo mais que as novas lutas são capazes de produzir podem, estrategicamente, se converter em prática curricular, em conteúdo político, em ato a ser valorizado dentro da escola", destacou.

Os Seminários da Educação Básica e Integrador prosseguem na tarde desta quarta-feira (29), das 14h00 às 18h00 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, com as mesas redondas "Formação de Professores: Uma Perspectiva Integradora e Colaborativa, com a profª Dra. Filomena Monteiro, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e profª. Drª Heloisa Salles Gentil, da Unemat.

No período da noite, das 19h00 às 21h30 horas, estão programadas duas palestras, com os temas "O Curriculo na Educação de Jovens e Adultos, com a profª. Drª. Jaqueline Pereira Ventura, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e o Currículo da Educação Infantil na Perspectiva da Educação Básica, com a Profª. Dra. Taciana Mirna Sambrano, de UFMT.

Quinta-feira (30), a mesa redonda "Alfabetização: Desafios da Aprendizagem, prevista para acontecer no auditorio da OAB,foi transferida para o Hotel Fazenda Mato Grosso.

No período da tarde, serão realizadas oficinas nas salas das Faculdades Integradas Cantares de Salomão (FEICS).

Serviço 

I Seminário de Educação da Rede municipal: Educação Básica como Direito e II Seminário Integrador da Rede Municipal de Cuiabá

Data: 27 de novembro a 02 de dezembro

Horário: das 08:00 as 18:00 horas e das 19:00 às 21:30 horas

Local: Hotel Fazenda Mato Grosso, Faculdades Evangélicas Integradas Cantares de Salomão (FEICS), Auditório da SME e unidades educacionais urbana e do campo.