Educação / NOVO TEMPO PARA CUIABÁ

15 de Março de 2018 13h43

Dia da Escola: educação inclusiva e humanizada é missão da atual administração da Prefeitura de Cuiabá

15/03/2018

JULIA MILHOMEM e RUAN CUNHA

Jorge Pinho

Arquivo

O Dia da Escola é comemorado nesse dia 15 de março, uma das datas mais importante no mundo porque o primeiro contato da criança depois de ser cuidado e educado no meio familiar é com o ambiente escolar, que exerce o papel fundamental, de alfabetização, de socialização e de desenvolvendo emocional.

A Prefeitura de Cuiabá, em 1 ano de gestão, tem trabalhado para garantir melhores escolas do ponto de vista da infraestrutura com o Programa Escola 300, entretanto, a gestão entende que a educação vai além de muros e portões e o conteúdo pedagógico é tão fundamental quanto.

A Escola Municipal de Educação Básica (Emeb), Maria Tomich Monteiro e Silva, situada no bairro Jardim Mariana, por exemplo, trabalha para implementar novas formas  a fim de garantir o processo educacional em período integral, deste modo, a unidade desenvolve, há três anos, o projeto Mala do Conto que estimula os alunos a levarem para casa livros e efetuarem a leitura além do âmbito escolar e assim envolver também os familiares quanto à leitura.

Outro importante projeto, elencado pela diretora da escola, Maria Estevina, é o Construindo o Futuro, realizado há três anos, onde são abordados temas sociais. O projeto envolve  todos os 416 alunos da unidade educacional, entre eles crianças especiais, por meio de dança, do canto e do teatro.

"Este é o terceiro ano que vamos apresentar um espetáculo. Dentro desse projeto já abordamos  temas  como as riquezas brasileiras e agora vamos começar a ensaiar temas com foco no Meio Ambiente. É importante você ver a atuação de crianças que antes eram inseguras e quando apresentam uma dança ou teatro ela se sente capacitada e auto confiante", contou.

Além do projeto, existe o Voley Kids que trabalha com crianças não apenas da escola, mas da comunidade e da região que envolve os bairros Jardim Mariana, Ribeirão do Lipa e Jardim Colorado. As turmas são divididas, com crianças e adolescente de 8 a 17 anos.

Outra unidade escolar com exemplo de trabalho pedagógico é a Escola Municipal de Educação Básica (Emeb) 12 de Outubro, localizada no bairro Planalto. A atuação segue a risca o mote de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro, principalmente sob o ponto de vista da inclusão social.

São 20 crianças especiais matriculadas somente nesta unidade que possue um trabalho específico que garante a igualdade com os demais alunos. Segundo a coordenadora Pedagógica, Cleide dos Santos, todas as crianças que possuem necessidades especiais são inseridas na sala de aula como qualquer criança e no contra turno elas são acompanhadas por cuidadoras, as chamadas CAD’s, em uma sala multifuncional altamente equipada.

"Uma das nossas maiores preocupações é inserir essas crianças na sociedade por isso elas acabam indo à escola nos dois períodos. Além disso, este ano, estamos com um aluno surdo mudo e existe uma intérprete que o acompanha em todas as aulas", ressaltou.

Ao todo, mais de 10 projetos são desenvolvido na escola, conforme relata a diretora Maria Georigina Souza. Segundo ela, o maior desafio é conscientizar os pais que o meio educacional é o primeiro passo para as próximas etapas da vida, já que a aprendizagem parte deste primeiro ato, por isso é fundamental que as instituições de educação abordem vários temas diariamente.

"Desenvolvemos hoje vários projetos que abordam todos os temas, desde a adoção que é o trabalho conhecido como "Um por todos", até o projeto Caracol que trabalha temas ligados a violência na infância. É oferecido também o apoio as crianças que tem dificuldades de aprendizado, assim como muitos outros", destacou.

Saiba mais

Oficialmente, as primeiras escolas brasileiras nasceram da iniciativa de padres jesuítas que chegaram às terras ‘tupiniquins’ logo após a colonização pelos portugueses. O primeiro centro de ensino foi fundado, em 1549, na cidade de Salvador, Bahia. Tendo como incentivador o padre Manuel da Nóbrega e o jesuíta Rijo Rodrigues.

Em Cuiabá uma das primeiras escolas inauguradas, curiosamente, é a Maria Tomich Monteiro da Silva, aberta em 1977.  Hoje o quadro de alunos da unidade educacional  é composto por 416 crianças, entre 4 e 11 anos.

O prefeito Emanuel Pinheiro reconhece a importância do ambiente escolar na vida das crianças cuiabanas e reforça, quase que diariamente, o compromisso com a população em garantir melhorias nas escolas seja na infraestrutura ou no processo pedagógico.

“Vou cumprir meu compromisso de ter escolas boas com condições mínimas para o professor, o diretor e o coordenador levar educação às nossas crianças. Temos um ensino de qualidade com professores humanizados e comprometidos e nosso papel é garantir as condições ideais para que eles cumpram o seu dever de forma mais eficiente ainda do que já vem sendo realizado”, concluiu Emanuel Pinheiro.