Educação / BNCC

11 de Junho de 2018 16h30

Dia D marca as discussões para implementação da Base Nacional Comum Curricular

11/06/2018

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

A implementação da Base Nacional Comum Curricular foi tema de um encontro que reuniu na última sexta-feira (8), no Hotel Fazenda Mato Grosso, gestores das unidades educacionais e da Secretaria Municipal de Cuiabá. O Dia D da Base Nacional Comum Curricular na Rede Municipal de Educação de Cuiabá serviu como um marco inicial das discussões sobre o tema, na rede municipal de Educação.

O evento contou com representantes das redes estadual e municipal de Cuiabá e Várzea Grande e possibilitou que todos tivessem uma visão geral sobre como está sendo organizada a BNCC. As mudanças que estão sendo propostas e como isso irá impactar no modo como as escolas vão desenvolver a prática educativa, articulada às demandas da contemporaneidade, cultura digital e respeito à diversidade e formação humana integral foram alguns dos temas em pauta.
A professora Esp. Anna Penido, diretora do Instituto Inspirare, fez a fala inicial do evento, abordando o tema ‘Construção da BNCC: Educação Básica como direito’. Segundo ela, uma das principais oportunidades trazidas pela BNCC está sendo a de envolver toda a comunidade escolar na discussão sobre  currículo. “É fundamental que essa discussão extrapole o nível dos especialistas, dos curriculistas, dos gabinetes e possa envolver o maior número possível de professores, coordenadores e diretores, inclusive os estudantes e suas famílias, para que o currículo realmente reflita a opinião de todos e, para que todo mundo se sinta tanto identificado, como também comprometido com sua implementação. Nesse sentido, o dia D é um marco importantíssimo nesse processo, chamando as pessoas para essa discussão".
Sobre as mudanças propostas pela Base Nacional Comum Curricular,  Anna Penido disse que o maior impacto está no fato de que a BNCC está transformando o que antes eram conteúdos em direitos.  “A BNCC traz o que é essencial, ou seja, o que é direito de todo aluno aprender. Então precisamos garantir e fazer todo esforço possível para que essas competências, essas habilidades, conhecimento e atitude cheguem ao nosso aluno. A BNCC é como uma  orientação do que a gente deve fazer na escola, pensando em práticas pedagógicas e num ambiente escolar que permita o trabalho com essas competências”.
O secretário municipal de Educação, Alex Vieira Passos, também participou da abertura do evento e representando o prefeito Emanuel Pinheiro, deu as boas vindas aos participantes. “Em nome do chefe do Executivo, reafirmamos o nosso compromisso e o da atual gestão com a Educação. Nossa prioridade é implementar e fortalecer as práticas de ensino, aprendizagem e a nossas escolas, visando a qualidade e a inclusão, para que nossos alunos tenham uma formação voltada para o desenvolvimento da capital dos 300 anos”, destacou.
Após a palestra inicial, no período da tarde, os profissionais se reuniram conforme as suas áreas de atuação. O grupo 1 avaliou a BNCC na Educação Infantil. Já o grupo 2 avaliou a BNCC e o Ensino Fundamental, da Alfabetização, nas áreas do conhecimento – Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Humanas.
A partir dessa discussão, os participantes agora vão levar as questões para as unidades escolares. Com base nas  propostas elencadas na BNCC, eles desenvolverão os conteúdos junto aos seus alunos, de acordo com as particularidades de cada unidade.

Participaram do Dia D da BNCC a secretária adjunta de Educação, Edilene Machado, o secretário municipal de Educação de Várzea Grande, Silvio Fidélis, o diretor geral de Gestão Educacional e presidente do Conselho Municipal de Educação, Luiz Jorge, a diretora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação, Zileide Lucinda dos Santos, a coordenadora de Implementação da Base Curricular em Mato Grosso, Vanilda Mendes, representantes da Secretaria de Educação de Mato Grosso e demais instituições e órgãos da Educação.