Educação / FORMAÇÃO CONTINUADA

14 de Julho de 2022 06h11

Cuidadores de Alunos com Deficiência participam de formação com atividades on-line e presenciais

14/07/2022

MARIA BARBANT

Jorge Pinho

Arquivo

Um total de 810 Cuidadores de Alunos com Deficiência (CAD), estão participando de formação continuada. A formação, com encontros on-line e presenciais, visa capacitar e preparar os profissionais de apoio escolar, para as atividades desenvolvidas nas unidades.

A secretária Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado explicou que o programa de formação continuada foi desenvolvido especificamente para o profissional cuidador. “O objetivo da formação promovida pela empresa com apoio da Secretaria de Educação é privilegiar e abordar as práticas voltadas para o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais, para que os cuidadores possam atuar com qualidade e segurança, junto aos estudantes com deficiência, atendidos pela rede pública municipal de ensino, contribuindo para o seu desenvolvimento, independência e autonomia”, disse a secretaria Municipal de Educação, Edilene de Souza Machado.

Ao longo do ano a empresa prestadora de serviços realiza duas formações nas modalidades on-line e presencial. Os profissionais participam também de encontros promovidos pela Secretaria Municipal de Educação. Nesses eventos são abordados temas como conduta e ética, atribuições do cuidador, o Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), inclusão, Atendimento Pré-Hospitalar (APH), deficiências e cuidados.

Adriano Pires, gerente administrativo da empresa falou sobre a formação. “Além dos encontros on-line e presenciais, realizamos a prática acompanhada, onde os supervisores fazem treinamentos, orientações diretamente nas unidades educacionais e, para os novos funcionários, contratados ao longo do ano, é realizada a integração diretamente na sede da empresa em Cuiabá”, explicou o gerente.

Formação

A formação iniciada no último dia 11, prossegue até o dia 19. Pela manhã o encontro é on-line e no período da tarde, presencial no Auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller. Os encontros estão acontecendo por regional, primeiro com os profissionais cuidadores que atuam nas Escolas Municipais de Educação Básica. Na próxima semana, será a vez dos profissionais que atuam nas creches, Centros de Educação Infantil Cuiabano (CEIC’s) e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI’s).

Entre os temas abordados estão o Programa de Biossegurança Interativo, prevenção a Covid-19 (protocolos das unidades educacionais), Saúde Mental em tempos de pandemia, ética profissional do ambiente de trabalho, entre outros.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar acompanhou a formação nesta terça-feira (12). A gestora falou sobre a importância do trabalho do cuidador nas unidades educacionais. “A gestão Emanuel Pinheiro prioriza a educação inclusiva estabelecendo a equidade e a igualdade de possibilidades e oportunidades para todos os estudantes atendidos na rede pública municipal de ensino. Não basta que o estudante com deficiência frequente as aulas, ele precisa se desenvolver de forma integral, em sua autonomia e conhecimento. Na busca desses resultados, professores e cuidadores trabalham juntos, permitindo que nossos estudantes se desenvolvam como parte integrante da sociedade”, destacou a secretaria adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.

Participam do evento formativo a coordenadora de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Magna Maria de Barros, a professora e psicopedagoga, Andréia Negrisoli e a enfermeira Rosecler Xavier Viana, da empresa terceirizada.

Atendimento

De acordo com relatório emitido pelo Sistema de Gestão Educacional da Escola Cuiabana (SIGEEC), com dados do último dia  12 de julho, a rede pública municipal de ensino atende 1.307 estudantes com algum tipo de deficiência – autismo, baixa visão, deficiência múltipla, cegueira, deficiência auditiva, física ou intelectual, surdez, altas habilidades e ou superdotação.

Desse total, 1.113 estudantes, segundo a Coordenadoria de Educação Especial, são acompanhadas por cuidadores.

Serviço:

- Formação Continuada para Cuidadores de Alunos com Deficiência

Data: 11 a 19/07

Local: on-line pelo canal da Escola Cuiabana no YouTube e presencial (das 13:30h às 18:30h), no Auditório da Escola Estadual Liceu Cuiabano Maria de Arruda Müller.